Grandes volumes de lava fundida acumulada em uma ampla depressão, cratera ou ventilação vulcânica, são comumente chamados de “lagos de lava”. Essas formações são geralmente de natureza basáltica e podem ser fundidos (derretidos) ou até mesmo parcialmente solidificados. Por causa de toda a sua imponência, não é surpresa para ninguém que essas formações chamem a atenção de muita gente. Mas você sabe como um lago de lava se forma? É isso o que vamos explorar ao longo desse post!

Os lagos de lava podem ser formados de várias maneiras diferentes, no entanto, o principal processo de formação de estruturas desse tipo ocorre quando uma ou mais aberturas em uma cratera vulcânica entram em erupção, já que elas podem encher parcialmente a própria cratera com lava, resultando em um lago. Além disso, quando a lava em erupção de uma fonte vulcânica desce para se acumular em outra depressão ou cratera, ela também pode dar origem a um lago de lava.

como se forma um lago de lava 1

Além de serem formados de maneiras distintas, os lagos de lava também podem se comportar de bastante diferentes. Por exemplo, um lago de lava que se formou em Kilauea, no Havaí, durante o final dos anos 1960 e início dos anos 70, se enchia, depois sumia após o gás subterrâneo perfurar sua superfície, antes de fichar cheio novamente em uma espécie de loop infinito. É por isso que os pesquisadores costumam dizer que os lagos de lava sempre apresentam uma notável riqueza de comportamento.

No entanto, todos eles têm uma característica em comum. Para durar ao longo do tempo, um lago de lava precisa de uma fonte de calor que possa manter a energia de alimentação no sistema. Desse modo, existem muito poucos lugares no mundo onde as condições são exatamente as ideais para que isso ocorra. Kilauea, citado anteriormente, é um deles, embora em uma erupção recente um de seus persistentes lagos de lava tenha sido drenado. Curiosamente, a drenagem de um lago de lava pode ser perigoso para a região ao seu redor, já que se os resíduos caírem abaixo do nível do lençol freático, o magma e a água misturados podem causar uma explosão a vapor, que por sua vez pode ser bastante poderosa.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!