É muito comum ouvirmos falar das diferentes modalidades de crédito e uma delas é o microcrédito. Entretanto, você sabe o que é? Vamos descobrir!

O microcrédito é um tipo de empréstimo que é oferecido especificamente para os pequenos empreendedores que tem dificuldade em conseguir crédito nos meios tradicionais de empréstimo. Seu objetivo é ajudar o empreendedor a expandir seu negócio, alugar um maior espaço, comprar mais maquinário, contratar mais pessoas e etc. A intenção é ajudar o empresário a crescer e obter lucro. Pessoas físicas também podem solicitar o microcrédito desde que preencha alguns requisitos, assim como a pessoa jurídica. No caso da PJ é necessário ter faturamento de até R$120 mil bruto anual. Trabalhadores informais também conseguem fazer o empréstimo, estes incluem cabeleireiros, vendedores de cosméticos, faxineiros, artesões e muito mais.

o que e microcredito tricurioso

A taxa de juros do microcrédito é uma das menores do mercado em função de sua finalidade social, elas são regulamentadas por lei e não podem ultrapassar a margem de 4% ao mês enquanto um empréstimo tradicional pode chegar a até 6% ao mês. Vejamos os requisitos necessários para solicitar este tipo de empréstimo:

  • Requisitos para solicitar o microcrédito
  • Ter 18 anos ou ser legalmente emancipado
  • Ser pessoa jurídica, microempresário individual ou ainda empreendedor informal
  • Ser aprovado na análise socioeconômica feita pelo banco que inclui sua situação financeira e de seu empreendimento também

Vale ressaltar que o valor liberado depende da sua capacidade de pagamento, porte do negócio ou ainda necessidade de investimento. Os valores variam de R$300 a 15 mil reais. As vantagens desta linha de crédito estão na baixa burocracia, baixas taxas de juros e facilidade em conseguir capital para investimento. As desvantagens estão no valor oferecido ser baixo e também em apenas alguns bancos oferecerem essa linha de crédito, hoje os mais populares são o BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Já pensou em fazer um microcrédito? Sabia como funcionava? Comente!