Considere a seguinte frase: “Zebras caolhas de Java querem mandar fax para moça gigante de New York.” À primeira vista, isso parece se tratar de algum tipo de manchete tirada de algum jornal de cunho sensacionalista, mas na verdade se trata de um “pangrama”. Um pangrama é uma frase, geralmente curta, que usa todas as letras do alfabeto. O nome pangrama vem dos termos gregos pan = todos, + grama = letra, ou seja, juntos eles significam algo como “todas as letras escritas”.

Escrever um pangrama pode até parecer fácil, mas é algo relativamente complexo, dada a necessidade de usar exatamente todas as letras do alfabeto pelo menos uma vez. Um “pangrama perfeito” usa cada letra do alfabeto apenas uma vez, o que dificulta ainda mais a sua construção. Além disso, como toda língua tem o seu próprio alfabeto, isso significa que os tamanhos dos pangramas perfeitos variam de acordo com o idioma em questão. Por exemplo, um pangrama perfeito na língua khmer (falada no Camboja) terá 74 letras. Já um pangrama em rotokas (falado em Papua Nova Guiné) conta com apenas doze letras. Em português, um pangrama perfeito usa 26 letras, embora alguns tenham apenas 23, já que as letras “k”, “y” e “w” foram adicionadas posteriormente ao idioma de forma oficial.

voce sabe o que e um pangrama 1

Muitas pessoas escrevem pangramas por pura diversão, já que na prática isso é muito parecido com resolver um quebra-cabeça. Os escritores de pangramas têm que encontrar onde cada letra pode se encaixa na frase. Uma dica é tentar começar a frase com uma lista de palavras que contenham letras raramente usadas, como j, x e z. Em seguida, adiciona-se as letras mais comuns. Uma vez que o escritor tenha uma frase completa, ele deve verificar cada letra do alfabeto como uma forma de correção. Com todas as letras presentes, o pangrama está completo!

Confira abaixo alguns pangramas em português:

  • Juiz faz com que whisky de malte baixe logo preço de venda.
  • A famosa Kelly comeu pão infetado com arroz que o Barriga jantou vendo o filme da Wehrmacht xexelenta.
  • À noite, vovô Kowalsky vê o ímã cair no pé do pinguim queixoso e vovó põe açúcar no chá de tâmaras do jabuti feliz.

E você, conhece algum? Deixe o seu comentário!