Sim, você leu certo! Existe no mundo uma lâmpada que está acesa há mais de um século! Seu nome é Centennial Bulb.

A Centennial Bulb é fruto do trabalho de Adolphe Chaillet em 1901 que a criou com um filamento oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada incandescente comum. Além disso, ao invés de utilizar tungstênio como era de praxe, Chaillet utilizou carbono, o que tornou a lâmpada ainda mais durável. Em todos os seus inúmeros anos de existência, a lâmpada ficou apagada por apenas uma semana.

Você pode ir visita-la em Livermore, Califórnia, ela é mantida pelo Corpo de Bombeiros de Livermore-Pleasanton e hoje é muito citada como evidência da chamada obsolescência planejada que as lâmpadas anteriores teoricamente teriam, assim fazendo o consumidor comprar muito mais lâmpadas já que elas queimavam com muita facilidade. A Centennial Bulb foi homologada pelo Guinness World Records, Ripley’s Believe It or Not! e também pela General Eletric.

Centennial Bulb Lampada Centenaria tricurioso 1

É interessante observar que em sua origem, a lâmpada tinha de 60 a 30 watts, porém hoje já está bastante fraca, emitindo praticamente apenas 4 watts. Mas está acesa e é isso que conta! Seu inventor trabalhava na época na Shelby Eletric Company e segundo conta Zylpha Bernal Beck, a lâmpada foi doada por seu pai Dennis Bernal ao corpo de bombeiros, ele era proprietário da Livermore Power and Water Company e fez a doação quando vendeu uma bomba para eles que, na época, eram bombeiros voluntários.

Em 20 de maio de 2013 todos ficaram muito tristes pois, através de uma webcam dedicada que faz transmissão ao vivo dela, diversas pessoas indentificaram que ela teria queimado. Seria esse o fim de sua centenária história? É claro que não! Um eletricista foi chamado e verificou que, na verdade, a lâmpada estava em perfeito estado. O que aconteceu foi que sua fonte de alimentação estava defeituosa e após a troca, a lâmpada voltou a ficar acesa e chegou a brilhar com seus 60 w novamente por algumas horas antes de finalmente escurecer de novo.

Incrível, não é mesmo? Comente!