Crioterapia, mais um tratamento do tipo: não sabemos o que é nem para que serve… hehe. Mas fique tranquilo, hoje eu venho esclarecer esta grande dúvida!

A crioterapia é um tipo de tratamento estético e terapêutico que se utiliza das baixas temperaturas para realizar procedimentos na pele. São utilizados jatos de spray ou ainda sondas previamente resfriadas para tal objetivo. Em geral, os esteticistas utilizam gelo seco ou nitrogênio líquido em contato com a pele que pode chegar a -196 Cº. Também existem crioterapias leves realizadas a base de cremes, géis e sprays com cânfora ou mentol que também causam o resfriamento.

Também chamada de neve carbônica, a crioterapia serve para melhorar a tonicidade da pele, reduzir gordura localizada e celulite, diminuir e retirar manchas escuras e claras na pele. Já falamos aqui sobre a criolipólise, tratamento desenvolvido em Harvard, a crioterapia é semelhante. Sobre suas ações terapêuticas, o tratamento pode ajudar em casos de vitiligo, no nascimento de pelos na alopecia areata, no tratamento de verrugas, tumores benignos de pele, alguns tipos de câncer de pele, lesões infecciosas como leishmaniose e cromomicose, lesões causadas por acne inflamatória, condiloma acuminado, granuloma anular, molusco contagioso e diversas outras doenças de pele.

o que e crioterapia tricurioso

Em geral para estética simples são utilizadas 10 sessões feitas de duas a três vezes por semana, cada sessão tem duração de 30 minutos. Já as sessões mais complexas podem demorar mais e serem mais ou menos frequentes, em maior ou menor número. Este tratamento mais complexo que se utiliza de nitrogênio líquido ou gelo seco deve ser feito por um experiente dermatologista para não piorar sua lesão, porém a crioterapia simples que utiliza-se de bandagens e cremes a base de cânfora ou mentol podem ser feitos por esteticistas e fisioterapeutas também.

Você conhecia esse tratamento? Comente!