Kiribati é um país composto por 33 ilhas com atóis e recifes que vivem espalhados por uma grande área do Oceano Pacífico. Porém, você sabia que Kiribati fica localizado nos quatro hemisférios do mundo?

Kiribati pais quatro hemisferios tricurioso

Este é o único país cujo território consegue esta proeza mesmo sendo um dos menores países do mundo. Outra curiosidade interessante é que este é o primeiro país a mudar de ano devido a seu fuso horário, sendo ele o país mais adiantado no horário de todo o mundo. Kiribati abrange diversas ilhas e até mesmo alguns arquipélagos como a ilha de Banana, as ilhas Guilbert e ilhas Phoenix. Ele também possui quase todas as Espórates Equatoriais, menos algumas poucas que fazem parte do território estadunidense. A fronteira marítima de Kiribati é feita com as Ilhas Marshal a noroeste, ilhas Howland e Baker ao norte (que são posse dos EUA), ainda no norte com Kingman, Palmyra e Jarvis (as três Espórates dos EUA), ao sudeste com o território da Polinésia Francesa, ao sul com as Ilhas Cook, Toquelau e Tuvalu e , por último, a oeste com Nauru.

Kiribati pais quatro hemisferios tricurioso 2

O país teve sua independência do Reino Unido em 12 de julho de 1979, sendo considerado um país jovem ainda. Possui cerca de 110 mil habitantes (o mesmo que minha cidade hoje) com densidade de 127 habitantes por quilômetro quadrado. Como não poderia ser diferente, possui clima equatorial e faz parte do Banco Mundial, da Comunidade britânica, do FMI, da ONU, do URU5 e do URU20. Sua capital é Tarawa que também é sua cidade mais populosa. Por lá é comum ouvirem eles falar tanto inglês quanto gilbertês. Kiribati é dividido em três distritos: Ilhas Gilbert, Espórates Equatoriais e Ilhas Phoenix. Por muito tempo Kiribati tinha problema com as datas por ser cortado pela Linha Internacional de Data, fazendo com que enquanto o oeste do país estivesse no domingo de manhã, o leste estaria do sábado. Isso só foi corrigido em 1995 quando foi feito o realinhamento da LID. Graças a isso a Ilha Caroline, primeira do mundo a entrar nos anos 2000, foi chamada de Ilha do Milênio.

Gostou da curiosidade? Comente!