Como bem sabemos, o cálculo renal – popularmente chamado de pedras nos rins – é na verdade uma formação de pequenos cristais que ficam alojados nos rins e em todo o trato urinário. Porém, você sabe o que o causa?

Existem quatro tipos de cálculo renal que devem ser levados em consideração. O primeiro é o cálculoo de cálcio, sendo este o mais comum. Acontece mais em homens do que em mulheres e costuma aparecer entre os 20 e 30 anos e é normal que reapareça mesmo após o tratamento. O cálcio costuma se combinar com oxalato, fostato e carbonato para formar as pedras e causar a doença. Seus causadores são doenças no intestino delgado, dietas com muita vitamina D e disturbios metabólicos. O segundo tipo se chama cálculo de cistina e ocorre em pessoas que já possuem cistinúria, uma doença hereditária renal que afeta homens e mulheres de forma igual.

O terceiro é o calculo de estruvita que ocorre principalmente no trato urinário feminino como uma evolução da infecção urinária, essas pedras crescem muito e são capazes de bloquear rins, ureter e bexiga. O quarto é o cálculo de ácido úrico que corresponde a apenas 7% dos cálculos renais tratados. Ocorre quando paciente possui os níveis de ácido úrico elevados e também ocorre mais em homens do que em mulheres. São causados por dietas ricas em proteína, gota ou ainda quimioterapia, fatores genéticos também podem contribuir.

o que causa calculo renal tricurioso

Como regra geral, as pedras nos rins aparecem quando há alguma coisa em excesso na nossa urina que os rins não conseguem filtrar corretamente, causando aglomerações e, por fim, as pedras. Fazem parte dos fatores de risco o histórico familiar, ser homem, beber menor quanta de água do que o indicado, fazer dietas ricas em proteína, sódio, açúcar ou vitamina D, pessoas obesas, doenças no trato digestivo, doenças no trato urinário, acidose, lesões renais tubulares, cistinúria, hiperparatireoidismo e até mesmo alguns medicamentos.

Você sabia de tudo isso? Comente!