O barbatimão é uma planta presente no cerrado brasileiro, principalmente nas regiões sudeste e centro oeste, que possui grandes benefícios para a saúde. Vamos conhece-los?

É do barbatimão que se extrai a madeira de cerne avermelhada considerada extremamente durável, de sua casca é possível produzir matéria tintorial vermelha para o curtimento do couro principalmente. Agora, é nas suas propriedades medicinais que estamos interessados. Sua parte mais utilizada é justamente a casca, muito boa para fazer chás. Esta planta possui alta concentração de taninos, substâncias fenólicas solúveis em água que ajudam muito na defesa do organismo. Ela também possui alguma quantia de flavonoides, mesmo sendo em menor quantidade, que ajuda na proteção do corpo contra os radicais livres.

Vamos aos benefícios?

beneficios barbatimao saude tricurioso 1

Excelente cicatrizante

O barbatimão é um excelente tipo de cicatrizante graças a sua quantia de taninos. Atua muito positivamente em feridas e também inflamações em função de seus efeitos de vasoconstrição dos capilares, assim diminuindo o fluxo sanguíneo. Além disso, os taninos presentes na planta são capazes de criar um tipo de camada de proteção que impede o desenvolvimento de micro-organismos como bactérias na área afetada. Por último, ele ainda é capaz de promover a formação de vasos sanguíneos e também epitelização e ativação de mio-fibroblastos. Você pode fazer compressas com as folhas da planta no ferimento para obter esses benefícios todos.

Remédio natural contra candidíase

Se você já sofreu com candidíase, sabe como é desagradável e como queremos simplesmente nos livrar da doença o mais rápido possível. Neste caso, você pode apostar no barbatimão que possui forte ação antifúngica, ajudando na eliminação dos fungos tanto via oral quanto no canal vaginal.

Controle de cáries e gengivite

Sua alta ação antibacteriana encontrada no extrato da casca é excelente para prevenir a formação de gengivite e também de cárie dental. Para isso o ideal é usar a tintura extraída da casca da planta.

Combate a doença de Chagas

O extrato alcoólico da casca desta planta é capaz de agir de forma significativa na redução do número de parasitas no sangue, assim ajudando a combater a doença de Chagas.

Excelente contra dores de garganta

Em função de sua propriedade anti-séptica o barbatimão é excelente no combate a dores de garganta.

Ação contra gastrite

Seu extrato alcoólico também é muito bom para diminuir a acidez gástrica, assim diminuindo a formação de úlceras e também inflamações da mucosa gástrica.

Você conhecia todos esses benefícios? Comente!