Infelizmente, as doenças mentais tendem a ser crônicas e a nossa sociedade registra um número cada vez mais alto de pacientes com problemas do tipo. Você já pode ter ouvido falar em depressão e ansiedade, pois ambos são transtornos muito comuns. No entanto, existe um outro transtorno mental que você pode não conhecer muito: a esquizofrenia. Que tal conhecer um pouco sobre ela?

A esquizofrenia é um transtorno mental que afeta pensamentos, sentimentos e ações de uma pessoa. Esse transtorno afeta menos de 1% das pessoas, mas os seus efeitos podem ser muito graves. Na prática, esse transtorno prejudica a capacidade de uma pessoa identificar o que é real e o que não é. Desse modo, um paciente esquizofrênico pode ver ou ouvir coisas que não estão lá ou nem sequer existem. Uma pessoa que sofre de esquizofrenia também podem se tornar paranoica ou confusa, o que geralmente também afeta a vida das pessoas ao seu redor.

Então, o que causa a esquizofrenia? Bem, não existe uma causa única. Em muitos casos, a causa pode ser genética, de modo que os pais podem transmitir genes que tornam seus filhos mais propensos a ter esquizofrenia. Muitos médicos também acreditam que problemas no desenvolvimento do cérebro também podem ser os culpados. No entanto, seja qual for a causa, é muito importante que as pessoas com esquizofrenia consultem seus médicos regularmente, o que é um problema, já que cerca de 40% das pessoas com esquizofrenia não consultam nenhum especialista. Existem varias razões para isto, sendo que a principal é o fato de que a pessoa não quer admitir que tem esquizofrenia.

o que e esquizofrenia 1

Estudiosos acreditam que muitos pacientes preferem esconder o problema porque acham que esse distúrbio pode causar medo entre muitas pessoas, já que muita gente acredita que a esquizofrenia causa múltiplas personalidades e resulta em violência. No entanto, nada disso é verdade. Pessoas esquizofrênicas podem agir estranhamente quando estão reagindo às alucinações e não necessariamente porque se tornaram uma pessoa diferente. Outro problema é que o tratamento para esse transtorno tende a ser muito caro, por isso muitos pacientes sofrem durante toda a sua vida sem se submeter a algum tipo de tratamento.

Vale destacar que a esquizofrenia pode até ser incomum, mas ela sempre afetou pessoas conhecidas. Famosos como Vincent van Gogh, Mary Todd Lincoln, Lionel Aldridge e Veronica Lake já admitiram sofrer com esse transtorno. No entanto, apesar disso, todos eles conseguiram realizar grandes feitos em suas carreiras. Isso mostra que qualquer doença doença, seja física ou mental, nunca deve impedir uma pessoa de perseguir os seus sonhos e buscar ajuda para superar os obstáculos do dia a dia.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!