Nativa da Ásia Oriental, a soja pertence à família das leguminosas e é considerada um alimento muito rico em proteínas. A soja crua não é comestível, mas você pode cozinhá-la de várias maneiras para aproveitar a variedade de nutrientes presentes nesses grãos. Além disso, existem vários produtos feitos à base de soja que certamente podem ajudar a impulsionar a sua saúde. Que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios para a saúde?

Reduz o risco do surgimento de doenças cardiovasculares

Comer alimentos à base de soja pode ajudá-lo a diminuir os níveis de colesterol, já que o teor de fibras na soja pode reduzir a absorção de gorduras no corpo e ajudar a se livrar das camadas gordurosas formadas na superfície das artérias. É por causa desses benefícios que esses grãos são considerados aliados do coração, podendo ser consumidos para reduzir as chances da ocorrência de um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, os ácidos graxos encontrados na sua composição também podem ajudar a reduzir a pressão arterial, o que por sua vez desenvolve um sistema cardiovascular saudável.

quais sao os beneficios da soja para a saude 1

Promove a saúde dos ossos

A riqueza de antioxidantes na soja pode ajudar a aumentar a densidade óssea, que por sua vez resulta em ossos mais fortes. Além disso, a presença de cálcio, zinco, cobre e magnésio também ajuda a melhorar a saúde óssea como um todo e pode desempenhar um papel significativo na prevenção e no tratamento de problemas como a osteoporose.

Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa se caracteriza pelo declínio natural nos hormônios reprodutivos do corpo feminino, tornando-se um certo incômodo para várias mulheres. Por isso é essencial consumir alimentos que ajudam o corpo a atravessar essa transição com uma maior facilidade e sem problemas. As isoflavonas encontradas na soja impedem que o corpo sinta os efeitos nocivos de uma redução aguda nos níveis de estrogênio, o que ajuda na transição e no tratamento de sintomas como ondas de calor, alterações de humor e dores localizadas.

quais sao os beneficios da soja para a saude 2

Melhora a circulação do sangue

A anemia se tornou um problema comum que é resultante dos baixos níveis de hemoglobina no sangue. Desse modo, um nível saudável de glóbulos vermelhos é essencial para prevenir a anemia e a má circulação. De fato, a má circulação afeta todos os órgãos importantes do seu corpo e deve ser tratada devidamente para evitar danos maiores. A soja é rica em ferro e cobre, que são dois minerais extremamente importantes na produção de glóbulos vermelhos saudáveis, o que pode evitar grandemente todos os problemas acima mencionados ao regular a circulação sanguínea.

Possui propriedades anticancerígenas

Qualquer tipo de câncer requer atenção e tratamentos adequados. Nesses casos, a soja pode funcionar muito bem como uma auxiliadora do seu corpo ao lutar contra o câncer. Como sabemos, a soja é conhecida por ser rica em antioxidantes, o que faz com que ela seja excelente para neutralizar os radicais livres presentes no organismo que resultam em celulas cancerosas.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!