E as famosa disputa das cores volta a atacar a Internet! Desta vez foi ressurgida das cinzas a polêmica do ‘Tênis rosa ou verde?’ que viralizou em 2017 e voltou através de corrente.

Seja no Twitter, Facebook, Instagram ou Corrente do Whatsapp, só o que todo mundo perguntava nesta tarde era ‘tênis rosa ou verde?’. Semelhante ao vestido de 2015, a premissa era a mesma e todos ficamos mais uma vez perdidos dentre as diferentes respostas. Porém, se relembrarmos a explicação de 2015, tudo fica esclarecido.

Leia também: Cuidado para que esta ilusão de ótica não acabe com a sua sanidade

A explicação que acompanha a corrente é que tudo depende do hemisfério do cérebro que você mais usa, se você usa mais um lado, verá uma cor e isso significaria algo sobre sua personalidade. Veja:

“Já viram esse teste? Pessoas com dominância do lado esquerdo do cérebro enxergam tênis cinza e verde. As com dominância do lado direito enxergam rosa e branco… 🤓”

Mas não é bem assim. O que acontece aqui é uma ilusão de ótica que ocorre devido a iluminação que a fotografia foi tirada. Em 2017 foi divulgado que o tênis é, na verdade, verde e cinza. Entretanto, até eu saber desta informação, enxerguei rosa e branco. E agora?

tenis verde ou rosa tricurioso

Sem nenhuma referência, eu vi a imagem e a cor que identifiquei foi branca. Ao saber que era cinza, olhei a mesma imagem nas mesmas condições e imediatamente meu cérebro, sabendo da informação, enxergou cinza. Simples assim. Não sei se o mesmo acontecerá com você, porém é a tendência. Tudo não passa de uma ilusão que confunde sua mente, porém não tem relação com os hemisférios do cérebro.

O neurologista Rafael Monteiro do Hospital Samaritano afirmou ao TechTudo: “A gente visualiza as cores quando a luz do objeto é captada pela retina que, depois, vai para o córtex visual – parte do cérebro que pega as informações que o olho enxerga e transforma em formas e cores. Ou seja, é só uma questão de percepção de cor.

E ai, que cor você enxerga? Conta pra gente nos comentários!