Se você não não viaja de avião com uma certa frequência, é bem provável que você não costume usar o chamado “modo avião” do seu smartphone no dia a dia. Mesmo assim, todos nós já sabemos que devemos mudar os nossos telefones para o modo avião antes do voo decolar. Mas o que exatamente é o modo avião? O que isso faz? E por que é tão importante usar essa configuração como os comissários de bordo dizem?

Bem, para início de conversa, o modo avião é um modo que desativa as funções sem fio do smartphone. Quando você ativa essa configuração, geralmente ao tocar no ícone de uma pequena aeronave, o modo avião desativa as conexões de voz e dados do aparelho. Em muitos casos, ele também pode desativar até o Wi-Fi e o Bluetooth. O modo avião recebeu esse nome porque foi projetado para tornar os dispositivos seguros para uso durante um voo. Como os celulares podem emitir interferências eletromagnéticas, isso pode afetar a operação dos instrumentos e equipamentos no avião. Curiosamente, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), um smartphone em pleno funcionamento durante um voo pode também atrapalhar o serviço em torres de comunicação no solo.

o que e o modo aviao do celular e para que ele serve 1

Desse modo, ao desativar os serviços sem fio do celular, você não precisa desligar totalmente o dispositivo, podendo usá-lo de forma segura em um avião, de acordo com as regulamentações federais e as regras das companhias aéreas. Vale destacar que, na prática, existem poucas evidências de que os telefones celulares possam realmente interferir no equipamento de navegação ou no desempenho geral de uma aeronave. No entanto, o setor de aviação em geral prefere garantir a total segurança nessas situações. Na verdade, talvez a maior preocupação nesse aspecto esteja relacionada às implicações dos smartphones com as torres de celular no solo, já que os telefones a 40.000 pés de altitude ainda podem receber sinais de várias torres de celular, o que por sua vez pode superlotar redes e interromper o serviço nas áreas afetadas.

Lembre-se que você também pode usar essa configuração para outros fins, mesmo que não esteja perto de um aeroporto. Por exemplo, ativar esse modo é uma ótima maneira de economizar bateria, especialmente se você estiver em locais com sinais de rede muito ruins.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!