Oceano e mar são duas palavras geralmente usadas de forma intercambiável para representar a mesma coisa: uma massa enorme e contínua de água salgada na superfície da Terra. No entanto, tecnicamente falando, existe uma certa diferença entre os significados reais desses dois termos. Que tal descobrir o que cada um realmente representa?

Basicamente, um oceano é uma grande extensão de água salgada que cobre aproximadamente três quartos da superfície do planeta Terra. Os oceanos são geralmente delimitados pelos continentes, mas também podem ser demarcados pelo equador e por outras linhas imaginárias. Os sete principais oceanos da Terra são; Ártico, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Índico e Antártico. Esses sete oceanos principais compõem o chamado “oceano global”, que é o sistema interconectado das águas oceânicas da Terra.

qual a diferenca entre mar e oceano 1

Por outro lado, um mar é um corpo de água salgada que é cercado por terra em todos ou na maioria dos seus lados, ao mesmo tempo em que faz parte de um dos oceanos. Por exemplo, o Mar Cáspio e o Mar Morto são grandes concentrações de água salina que são cercados por terra e não têm uma saída natural. Já o Mar Mediterrâneo, por outro lado, está diretamente ligado ao Oceano Atlântico. Os principais mares incluem o Mediterrâneo, Báltico, Negro, Caribe, Coral, Norte e Vermelho. Os maiores mares são o Mar do Sul da China, o Mar do Caribe e o Mar Mediterrâneo.

Assim, podemos concluir que um oceano é uma massa interconectada de água salgada (cobrindo aproximadamente 71% da superfície da Terra), onde os limites são estabelecidos pelas massas de terra continentais, ou por linhas imaginárias. Um mar, por outro lado, é geralmente uma divisão menor de um oceano, consistindo em um corpo de água salgada que é cercado por terra ou pela parte de um dos oceanos em todos ou na maioria dos seus lados.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!