Se você é uma pessoa que sofre de ofidiofobia, ou seja, tem um grande medo de cobras, talvez a Irlanda possa ser o país perfeito para você. Por incrível que pareça, esse país europeu não conta com nenhuma espécie nativa de cobra em seu território. Mas afinal, o que explica a ausência desses répteis na Irlanda?

Curiosamente, os irlandeses costumam usar como explicação uma lenda de São Patrício que diz que bastou ele usar o poder de sua fé para expulsar todas as cobras da Irlanda para o mar. De fato, essa é até uma história interessante, mas o fato é que existe uma explicação bem mais plausível para a falta de cobras no território irlandês. Na verdade, nunca existiram cobras na Irlanda porque esse país se trata de uma ilha que não possui quaisquer espécies nativas de serpentes. Basicamente, é por causa desse mesmo motivo que também não existem cobras um lugares como Havaí, Islândia, Nova Zelândia, Groenlândia ou Antártica.

por que nao existem cobras na irlanda 1

Apesar da lenda, São Patrício não é o responsável por isso.

Para entender isso melhor, precisamos levar em conta que, há milhares de anos, a Irlanda era ligada a uma massa de terra bem maior. No entanto, aquela época era caracterizada por ser uma era glacial que mantinha a terra fria demais para a sobrevivência de répteis de sangue frio, o que explica o fato de não ter nenhuma cobra nativa nesse lugar. Com o fim da era do gelo, há cerca de 10.000 anos, as geleiras se derreteram, o que acabou despejando ainda mais água fria na expansão agora intransponível entre a Irlanda e seus vizinhos. Alguns animais, como javalis, linces e ursos marrons, até conseguiram atravessar para o lado irlandês. As cobras, no entanto, perderam a chance, para a alegria de muitos irlandeses.

É importante destacar que toda essa reputação do país em não ter serpentes curiosamente transformou a criação de cobras de estimação em um “símbolo de status”. Sem muita surpresa, já existiram alguns relatos dando conta de que grandes cobras de estimação já acabaram escapando ou sendo liberadas. No entanto, até o momento, nenhuma espécie conseguiu se manter na natureza selvagem da Irlanda.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!