Todos nós conhecemos a Estátua da Liberdade, seja devido às aulas de história, os filmes e séries que assistimos ou ainda por já termos a visitado. Porém, você conhece sua história?

A Estátua da Liberdade possui 92,9 m de altura sendo que 46,9 m compõe sua base. Ela foi um presente enviado por Napoleão III como uma premiação aos Estados Unidos devido sua vitória em batalha contra a Inglaterra. Entretanto, a ideia de seu criador Bartholdi era de que a imagem poderosa ficasse como um grande farol na entrada do Canal de Suez, no Egito. Já pensou a Estátua da Liberdade no Egito? Porém, o historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem sugeriu que ela deveria ser um presente aos Estados Unidos. Foi quando o povo francês arrecadou fundos para que a equipe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi começasse em 1875 a trabalhar em sua criação.

Um fôlego a obra

Então, Bartholdi viajou até os EUA onde visitou uma pequena ilha que ele considerava o local perfeito para posicionar o presente. O local, mais tarde, foi batizado de Ilha da Liberdade. Agora, entusiasmado e revitalizado, o artista continuou os planos de sua estátua onde trouxe símbolos da maçonaria dentre seus elementos – a tocha, o livro na mão esquerda, o diadema de sete espigões na cabeça e também sua inspiração na deusa Sophia. Tudo isso porque, obviamente, ele era maçom. A Estátua da Liberdade então ficou pronta em 1884 e foi montada em solo francês para que eles vissem sua magnitude. Depois, foi desmontada e levada até os Estados Unidos através de grandes navios para, finalmente, ser remontada em seu lar.

historia estatua da liberdade tricurioso

Chegada nos Estados Unidos

O pedestal onde fica sua base foi construído pelos norte-americanos que, em 28 de outubro de 1886, inauguraram o monumento com milhares de pessoas assistindo. Ela foi um farol de 1886 até 1902, sendo a pioneira dentre os demais faróis a usar eletricidade. Até então todos os demais utilizavam tochas. No início, os visitantes podiam subir através de escadas até a tocha, porém em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial houve um ato de sabotagem coordenado pelos alemães que danificou a tocha e também um pedaço do vestido da estátua. Este episódio ficou conhecido como explosão Black Tom e desde então não é mais permitido visitar a tocha.

Como está hoje?

Quando comemorou 100 anos em 3 de julho de 1986 a Estátua da Liberdade passou por uma grande reforma que custou 69,8 milhões de dólares. Nesta reforma foi feita uma grande limpeza tanto no interior quanto no exterior, sua coroa havia sido corroída pelo tempo e precisou ser substituída. A original hoje está exposta no saguão. Foi feita uma grande festa de reinauguração que contou com a maior queima de fogos de artifício já realizada nos Estados Unidos. A visitação a coroa da estátua foi suspendida após o ataque de 11 de setembro de 2001, sendo restabelecida apenas no dia 4 de julho de 2009 com novas visitações do público.

Gostou de conhecer mais sobre este ícone? Comente!