O chiclete é uma guloseima muito adorada por boa parte do público, especialmente entre as crianças. No entanto, seus pais já podem ter lhe advertido para não engolir o chilete depois de mascá-lo, já que ele supostamente poderia “permanecer em seu estômago por anos” ou até mesmo “grudar nas tripas”. Mas será que isso é realmente verdade? Engolir um chiclete pode ser tão perigoso assim?

Entendendo a composição do chiclete

Primeiramente, é importante destacar que a goma de mascar consiste de uma base de goma e aromatizantes, incluindo adoçantes. De fato, é verdade que a base de goma (feita de material sintético e substâncias resilientes) não pode ser digerida, no entanto, o sistema digestivo do corpo tende a lidar com todo esse material impossível de ser digerido da mesma forma que ele gerencia outras substâncias indigestas: convertendo-a em cocô.

e verdade que engolir chiclete faz mal 1

O processo de digestão

Quando você engole a goma de mascar, ela vai para o seu estômago, de modo que açúcares, aromatizantes e outras substâncias solúveis são armazenadas para digestão e uso posterior pelo seu corpo. O sistema digestivo é muito bom em classificar o utilizável do inutilizável, como a base do chiclete, que passa inalterada através do intestino delgado. Após isso, esse material restante continua no intestino grosso e, em poucos dias, é expelido juntamente com todas as outras partes indigestas de sua comida.

Então isso significa engolir o chiclete é perfeitamente seguro?

Na verdade, a resposta é sim e não ao mesmo tempo. Engolir chiclete em pequenas quantidades e na idade adulta não costuma causar problemas, mas engolir muito chiclete (como as crianças pequenas costumam fazer) pode causar certos incômodos, já que esse acúmulo de goma de mascar pode formar um bezoar gástrico, causando um bloqueio que pode exigir até cirurgia em alguns casos mais graves. Além disso, se uma criança engolir outros itens não alimentícios, como pequenos brinquedos, a adição da base de goma só vai piorar as coisas. Então, nesses casos, seus pais estavam certos em desencorajar você de engolir chiclete, mesmo que seu sistema digestivo possa tecnicamente cuidar de pequenas quantidades de chiclete engolido na mesma quantidade de tempo que ele precisa para cuidar dos outros alimentos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!