Todo mundo já sabe que, em caso de uma tempestade, é muito mais seguro ficar dentro da própria casa do que lá fora. No entanto, ainda que você esteja em sua residência, é preciso tomar certas precauções para se manter totalmente seguro. Quando se trata de segurança contra raios, por exemplo, até mesmo atividades cotidianas como tomar banho e lavar os pratos podem se tornar perigosas. Mas afinal, por que isso acontece?

Embora possa parecer uma lenda urbana à primeira vista, a verdade é que você deve evitar o uso de qualquer encanamento durante uma tempestade. Lavar a louça, tomar banho ou simplesmente lavar as mãos pode ser perigoso, por incrível que pareça. Isso acontece porque a eletricidade proveniente de um raio pode viajar através de canos e água, consequentemente podendo causar choques. Quem explica isso é John Jensenius, especialista em segurança contra raios do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).

voce sabia que lavar pratos ou tomar banho durante uma tempestade pode ser perigoso 1

“É preciso ficar longe de coisas que conduzem eletricidade dentro de casa”, disse Jensenius. “Isso inclui tanto os fios elétricos quanto o encanamento de água. Então, nesse caso em particular, os chuveiros certamente também são perigosos. Simplesmente evite-os quando você ouvir trovões nas proximidades. Até mesmo qualquer coisa que se conecte à tomadas na parede, que pode ser, por exemplo, uma máquina de lavar louça ou uma máquina de lavar roupas que também tenha conexões com o encanamento, pode se tornar algo perigoso”.

Como os raios podem atingir uma distância de mais de 15 quilômetros, assim que você ouvir um trovão, recomenda-se tomar precauções. Quando se trata de lavar a louça ou cozinhar durante uma tempestade, sua melhor escolha é esperar até que a tempestade passe. Além disso, usar qualquer aparelho com fio, como uma torradeira ou um liquidificador pode não ser seguro durante uma tempestade. Isso também vale para televisões, telefones fixos e computadores, já que, como citado por Jensenius, qualquer coisa conectada à tomadas ou que também tenha conexões com o encanamento de sua casa pode ser potencialmente perigosa.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!