Curiosidades

Você sabia que lavar pratos ou tomar banho durante uma tempestade pode ser perigoso?

Você sabia que lavar pratos ou tomar banho durante uma tempestade pode ser perigoso?

Todo mundo já sabe que, em caso de uma tempestade, é muito mais seguro ficar dentro da própria casa do que lá fora. No entanto, ainda que você esteja em sua residência, é preciso tomar certas precauções para se manter totalmente seguro. Quando se trata de segurança contra raios, por exemplo, até mesmo atividades cotidianas como tomar banho e lavar os pratos podem se tornar perigosas. Mas afinal, por que isso acontece?

Embora possa parecer uma lenda urbana à primeira vista, a verdade é que você deve evitar o uso de qualquer encanamento durante uma tempestade. Lavar a louça, tomar banho ou simplesmente lavar as mãos pode ser perigoso, por incrível que pareça. Isso acontece porque a eletricidade proveniente de um raio pode viajar através de canos e água, consequentemente podendo causar choques. Quem explica isso é John Jensenius, especialista em segurança contra raios do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).

“É preciso ficar longe de coisas que conduzem eletricidade dentro de casa”, disse Jensenius. “Isso inclui tanto os fios elétricos quanto o encanamento de água. Então, nesse caso em particular, os chuveiros certamente também são perigosos. Simplesmente evite-os quando você ouvir trovões nas proximidades. Até mesmo qualquer coisa que se conecte à tomadas na parede, que pode ser, por exemplo, uma máquina de lavar louça ou uma máquina de lavar roupas que também tenha conexões com o encanamento, pode se tornar algo perigoso”.

Como os raios podem atingir uma distância de mais de 15 quilômetros, assim que você ouvir um trovão, recomenda-se tomar precauções. Quando se trata de lavar a louça ou cozinhar durante uma tempestade, sua melhor escolha é esperar até que a tempestade passe. Além disso, usar qualquer aparelho com fio, como uma torradeira ou um liquidificador pode não ser seguro durante uma tempestade. Isso também vale para televisões, telefones fixos e computadores, já que, como citado por Jensenius, qualquer coisa conectada à tomadas ou que também tenha conexões com o encanamento de sua casa pode ser potencialmente perigosa.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: