Todos os dias assistimos a diversas séries com 8, 9, 10 temporadas e pensamos: Nossa, que série antiga! Entretanto, você sabe qual é a série mais antiga ainda em exibição? Vamos descobrir!

Se você pensou em Doctor Who, parabéns! Doctor Who é uma série de ficção científica britânica que é produzida e transmitida pela BBC desde 1963. Já pensou? Nela vemos as aventuras do(a) Doutor (a), um (a) Senhor (a) do Tempo e alienígena do planeta Gallifrey que utiliza uma máquina do tempo e nave espacial chamada TARDIS (Time And Relative Dimension(s) in Space) que tem aparência de uma cabine de polícia londrina de 1963, ano em que a série começou. Para salvar civilizações e ajudar a corrigir erros, ele enfrenta uma infinidade de inimigos e viaja para todas as eras possíveis.

Crítica

Desde seu princípio a série sempre foi um sucesso e é considerada até hoje um dos melhores programas de televisão britânicos, recebendo inclusive o British Academy Television Award 2006 como Melhor Série de Drama, além disso ele recebeu por 05 anos consecutivos o National Television Awards enquanto Russell T Davies trabalhou como diretor executivo. Em 2011 o ator Matt Smith foi o primeiro Doutor a ser indicado ao BAFTA como Melhor Ator em papel principal. Já em 2013 O Prêmio Peabody premiou Doctor Who com um Peabody institucional de “para a evolução com a tecnologia e as vezes como nada mais no universo televisivo conhecido”.

Hoje o programa faz parte do Guinness World Records como série de ficção cientifica mais longa da televisão e também como a mais bem sucedida série de ficção científica da história, isso com base em seus índices de transmissão global que incluem os DVD’s, livros e tráfego no iTunes. Na origem, a série era conhecida por ter histórias imaginativas criadas com baixo orçamento de efeitos especiais e uso pioneiro de música eletrônica.

qual serie mais antiga ainda exibicao tricurioso 1

Pausa

A série começou em 1963 e foi exibida até 1989 quando teve uma pausa. Em 1996 houve uma tentativa frustrada de tentar retomar o show através de um piloto secreto em formato de file para a televisão, porém não foi um grande sucesso. Isso até Russell T Davies reerguer o show em 2005 e trabalhar nele pelos cinco primeiros anos do retorno que era produzido pela BBC Wales. A primeira temporada teve Christopher Eccleston como o 9º Doutor, depois tivemos a segunda e terceira temporada que recebeu mais orçamento da Canadian Broadcasting Corporation (CBC) que entrou como co-produtora. Ao longo de sua história hoveram 15 atores e 1 atriz que interpretaram as 13 diferentes encarnações do Doutor, isso porque na primeira versão tínhamos três atores diferentes no papel.

Mudança de atores

Para explicar essa mudança, cada vez que o ator muda na série é como se houvesse uma regeneração, um processo de vida que todo Senhor do Tempo passa onde o Doutor deve assumir um novo corpo e uma nova personalidade. Isso ocorre quando ele sofre uma grande lesão que seria fatal para um ser humano. Hoje o personagem é interpretado por Jodie Whittaker que assumiu após da aparição final de Peter Capaldi em Twice Upn a Time em 25 de dezembro de 2017. Já interpretaram o Doutor nos últimos anos: Christopher Eccleston, David Tennant, Matt Smith, Peter Capaldi e Jodie Whittaker.

Você sabia de tudo isso? Comente!