Não é mentira nem 1º de abril, é a mais pura verdade. Existiu SIM o dia 30 de fevereiro nos calendários e eu vou agora mesmo contar esta história para você. Senta e se acomoda! 🙂 O dia 30 de fevereiro aconteceu exatas três vezes em toda a história, depois disso se tornou o Dia de São Nunca que adoramos falar.

Suécia

Quando surgiu o calendário gregoriano, nem todos os países o implantaram e em novembro de 1699 quando a Suécia (que na época fazia parte da Finlândia) decidiu fazer a troca do calendário juliano para o gregoriano, houve uma diferença de 11 dias entre um e outro. A ideia era omitir o dia extra nos anos bissextos entre 1700 e 1740 – algumas fontes afirmam que foi diferente e que na verdade foram omitidos 1 dia por ano de 1700 a 1712 – assim fazendo com que a mudança fosse gradual.

Porém, seu calendário acabou ficando um dia a frente o juliano e 10 atrás do gregoriano, o que fez em 1711 os suecos abandonarem o sistema em função de não estarem correspondendo com ninguém quando o assunto era datas. Logo, em 1712 foi bissexto e ainda lhe foi incluído mais um dia, o dia 30, para que houvesse sincronia pelo menos com o calendário juliano. A mudança sueca para o calendário gregoriano só foi finalmente finalizada em 1753 quando foram excluídos 11 dias, fazendo com que fevereiro fosse apenas até o dia 17.

União Soviética

Em 1929 a União Soviética decidiu implantar o chamado calendário revolucionário onde todos os meses tinham 3 dias e os 5 ou 6 dias sobressalentes seriam feriados não pertencentes a mês algum. Então, em 1930 e em 1931 houve o dia 30 de fevereiro. Porém, a ideia era realmente estranha e já em 1932 o país voltou ao sistema tradicional.

30 fevereiro tricurioso 1

César Augusto

Em 1235 Sacrobosco publicou um livro chamado De Anni Ratione onde explicava que o imperador da época César Augusto teria retirado um dia de Fevereiro e o colocado em Agosto (mês que nomeou em sua própria homenagem) para não ficar para trás já que Júlio César também fez o mesmo e criou o mês Julho em sua homenagem com 31 dias. Segundo este autor, na época o mês de fevereiro já tinha 29 dias e logo, quando havia anos bissextos entre 45 a. C. e 8 d.C., fevereiro tinha 30 dias em seu calendário.

Calendário Symmetry454

Houve ainda o Calendário Symmetry454 que consiste em uma proposta de reforma em todos os calendários mundiais. Ele seria um calendário solar permanente que mantem os tradicionais 7 dias por semana, também possui trimestres simétricos e todo mês se inicia em uma segunda-feira. Para isso ocorrer os meses seriam separados por semanas simétricas a cada trimestre, tendo 4 + 5 + 4 semanas por trimestre. Isso ajudaria as empresas em seus planejamentos e também na análise fiscal, nunca mais teríamos sexta-feira 13 e todos os feriados teriam uma data específica: Carnaval, Sexta-Feira Santa, Páscoa, etc.

Bizarro, não é mesmo? Comente!