As doenças fazem parte da vida do homem desde que ele passou a habitar a Terra. Mas com o avanço da medicina muitas delas foram erradicadas, acabaram esquecidas ou não tem muita incidência nos dias atuais. Mas na Antiguidade, sem vacinas, tratamento adequado, remédios, até mesmo saneamento básico, milhares de vidas foram ceifadas devido às doenças.  Hoje trouxemos uma lista com as doenças mais antigas da história. Vem que eu te conto!

As doenças mais antigas da história

  • Tracoma

Tracoma é uma doença conjuntiva. Ainda nos dias de hoje ela é a principal causadora da cegueira no mundo. Foram encontrados registros dessa doença no Código de Hammurabi. Pesquisadores encontraram resíduos da doença em um esqueleto de um aborígene de 10 mil anos de idade, na Austrália.

doenças antigas tricurioso2

  • Lepra

As referências a Lepra são encontradas na bíblia e em papiros egípcios de 1500 a.C. Pesquisadores estudaram restos ósseos com cerca de 5 mil anos de idade que tinham resquícios dessa doença.

  • Cólera

A cólera é uma doença causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Ela foi catalogada por Hipócrates em 400 a.C. Pesquisadores acreditam que a doença se originou nas margens do rio Ganges, na Índia. As epidemias eram frequentes no século 15, quando os centros urbanos não tinham tratamento de água e esgoto.

doenças antigas tricurioso.5jpg

Leia também: Qual foi a primeira doença infecciosa a ser erradicada?

  • Febre Tifoide

A Febre Tifoide foi a responsável pela vitória dos espartanos na Guerra do Peloponeso em 430 a.C. A doença acometeu os atenienses. Atualmente ainda são registrados vários casos dessa doença ao redor do mundo. Os sintomas dessa doença são febre alta, delírios, dores de cabeça e erupções cutâneas.

  • Varíola

O livro Estudos de Paleopatologia no Egito, publicado em 1921, traz o relato de descobertas de vestígios da doença em três múmias egípcias. A múmia mais antiga datava de 1500 a.C. Estudiosos acreditam que essa doença existe no planeta a 10 mil anos.

  • Malária

Os primeiros registros da Malária se encontram no Livro da Medicina, de 2.700 a.C. Estudiosos apontam a Malária como a causadora da morte de metade da população humana desde a Idade da Pedra.

doenças antigas tricurioso.4jpg

Leia também: O que é Doença de Huntington? Quais os sintomas?

  • Tuberculose

O registro confirmado mais antigo dessa doença foi encontrado em uma escavação em Israel. Uma mulher e duas crianças tinham vestígios ósseos de terem sofrido de Tuberculose. Esses restos mortais tinham cerca de 9 mil anos de idade.

Pesquisadores estudam dados, ainda insuficientes para confirmar com certeza, mas acreditam ter encontrado vestígios da doença em ossos de um hominídeo que viveu na Terra há 500 mil anos. Ele era de um período anterior ao homo sapiens. Nós, que somos homo sapiens, temos apenas 200 mil anos de idade. Se confirmado, a deterioração óssea do hominídeo confirmaria indícios de que a tuberculose existe no planeta há meio milhão de anos.

Você sabia que essas doenças eram tão antigas? Conta pra nós!