O século 19 foi marcado pela Era Vitoriana e pela educação e gentileza. As regras de etiqueta deviam ser seguidas sem hesitação. Algumas dessas regras podem ser vistas hoje como exageradas, mas elas tinham uma enorme importância na forma como a vida era levada em sociedade naquela época. Haviam padrões de comportamento esperados, como falar, sentar, se portar, entre muitos outros. Portanto hoje trouxemos uma lista com  regras de etiqueta do século 19. Vem que eu te conto mais sobre isso!

O que foi a Era Vitoriana?

Foi o período de reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido. Esse período foi de junho de 1837 a janeiro de 1901. Esse período foi marcado como um tempo de paz e prosperidade.

regras de etiqueta tricurioso.6jpg

Leia também: Por que as pessoas da Era Vitoriana tiravam fotos ao lado de plantas?

A sociedade da época era regida pelo moralismo e pela disciplina. A preguiça e o vício eram abominados e estavam vinculados aos mais pobres. Os valores da Era Vitoriana eram puritanos, a dedicação ao trabalho, a defesa da moral, os descanso dominical, a poupança e os deveres da fé deviam ser respeitados, pois eram os valores de maior importância.

Regras de etiqueta do século 19

  • Como receber visitas

Nessa época receber visitas era um comportamento comum e esperado. As mulheres deveriam estar em casa, bem vestidas e dispostas, entre às 15 e 17 horas, para poderem receber visitantes. O horário poderia variar dependendo da intimidade do visitante com o dono da casa, mas havia uma regra clara: chegar antes das 15 horas era considerado extremamente deselegante.

Outras regras regiam o comportamento durante as visitas: para os homens era proibido largar seu chapéu embaixo da cadeira ou no chão, essa atitude era considerada vulgar. Conservar o chapéu na mão significava que não ficaria muito tempo.

regras de etiqueta tricurioso3

  • Como se portar em um jantar formal

A refeição era composta por 10 pratos e sobremesa. Durante o jantar, os homens só podiam conversar com as mulheres que sentavam à sua direita. Fim do jantar, os homens se reuniam em uma sala para conversar, fumar e beber. Enquanto as mulheres se dirigiam a outro cômodo, onde bebiam chá e conversavam.

regras de etiqueta tricurioso2

Leia também: Fotos de pessoas mortas do Século 19 podem, na verdade, retratar pessoas vivas

  • Modo de falar

Falar de modo apropriado e corretamente era crucial. Era recomendado que uso de trocadilhos e provérbios fossem evitados. As mulheres não deviam entrar em discussões longas, mas deviam estar sempre cientes dos assuntos atuais para poder acompanhar a conversa seu parceiro nos eventos sociais. Elas não poderiam entrar em conversas das quais não tinham nenhum conhecimento e jamais interromper outra pessoa que estivesse falando.

regras de etiqueta tricurioso

  • Sobre os cigarros

Era inadmissível um homem fumar na presença de uma mulher. Essa atitude era considerada vulgar e rude. As mulheres deveriam evitar se aproximar de homens que estivessem fumando, pois era deselegante. Se o encontro fosse inevitável, o homem deveria apagar o cigarro.

Você conhecia essas regras de etiqueta? O que acha delas? Conta pra nós!