Desde que o homem passou a habitar o mundo foi acometido por doenças, catástrofes, epidemias, acidentes… Afinal, o mundo tem bastante história para contar. Mas você sabia que além daquelas epidemias conhecida, como a Peste Negra, existiram casos de epidemias bem bizarras e que ainda não foram completamente explicados pelos cientistas? Vem que eu te conto mais sobre isso!

Estranhas epidemias que afligiram a humanidade

  • Epidemia de dança

Aconteceu em 1518 em Strasbourg, na França. Em uma pequena rua da cidade, uma mulher chamada Frau Troffea subitamente começou a dançar. Ela não conseguia parar, e continuou dançando por seis dias seguidos. Quando finalmente conseguiu cessar a dança, inexplicavelmente o problema se espalhou para outras pessoas. No final de uma semana, já haviam 40 pessoas dançando sem controle pelas ruas. No fim do mês, haviam 400 pessoas acometidas pelo problema. Algumas pessoas acabaram morrendo durante essa epidemia de dança.

epidemias tricurioso4

Leia também: Qual a diferença entre epidemia e pandemia? 

  • Epidemia de desmaios

Aconteceu em 1983, na Palestina. Uma estudante começou a tossir incontrolavelmente até que desmaiou. Em questão de horas outras meninas da mesma escola passaram a ter os mesmos sintomas. Em pouco tempo cerca de 900 pessoas apresentavam os sintomas. Especialistas foram enviados a escola onde o surto começou e não encontraram nada de anormal. No fim das contas, o governo classificou o episódio como histeria coletiva.

  • Doença do sono

Aconteceu em 2013 em Kalachi, uma cidade do Cazaquistão. Os habitantes da cidade passaram a cair em sono profundo, semelhante ao coma, pois o sono durava dias, sem que as pessoas acordassem. Cerca de 25% da população foi acometida por essa “doença”. Não se sabe ao certo o motivo disso, alguns estudiosos sugerem que a causa seja uma mina de urânio abandonada que se encontra perto da cidade. Eles acreditam que a mina possa exalar um gás que teria agido como uma espécie de anestésico. O governo não aceitou a explicação e a cidade vem sendo evacuada aos poucos.

epidemias tricurioso3

Leia também: Conheça as doenças mais antigas da história

  • O choque do Pokémon

Esse caso ficou muito famoso na época. Aconteceu em 1997 quando o desenho Pokémon era febre entre as crianças. Um dia, após a exibição de um episódio, cerca de 700 crianças foram lavadas aos hospitais com crises de ataques epiléticos. Os especialistas acreditam que os ataques foram causados devido as luzes piscantes e repetitivas apresentadas no episódio.

epidemias tricurioso2

  • Epidemia de risadas

Aconteceu em 1962 em um vilarejo da Tanzânia. O episódio ocorreu em um internato para meninas. Em um dia normal, no dia 30 de janeiro, 3 meninas começaram a rir incontrolavelmente. Ao fim do dia já haviam cerca de 95 meninas rindo histericamente. Elas continuaram rindo sem parar por dois meses. No dia 30 de março a escola foi fechada e as meninas enviadas para vilarejos diferentes, na esperança de que separadas os risos cessassem. Mas aconteceu o oposto, pois os habitantes dos vilarejos foram contaminados pelos risos das meninas. Ao fim haviam mais de 1000 pessoas afetadas. O surto teve seu fim após um longo tempo.

Você conhecia essas epidemias bizarras? Conta pra nós!