Você acha que sabe tudo sobre a Idade Média? Pense bem! Inevitavelmente os filmes, livros, programas que assistimos recheiam nosso imaginário de coisas que por vezes sequer existiram. Por isso hoje trouxemos uma lista de mentiras que acreditamos sobre a Idade Média. Vem que eu te conto mais sobre isso!

Mentiras que acreditamos sobre a Idade Média

  • O dever das mulheres era somente em casa

Certamente elas não tinham os mesmos direitos que têm hoje. Mas na Idade Média era bastante comum as mulheres exercerem os mesmos papéis dos homens. As mulheres assumiam o papel do marido, caso ele falecesse. Principalmente em casos onde ele era fabricante de de armaduras ou mercador. As mulheres também se envolviam em roubos e atividades criminosas. Gangues eram formas por marido e mulher ou irmãos e irmãs. A imagem de donzelas em apuros, mulheres mal vistas por trabalhar fica por conta da ficção mesmo. Ela também podiam comprar e herdar imóveis.

mentiras idade media tricurioso

 Leia também: Você sabia que o termo vilão tinha outro significado na Idade Média?

  • As pessoas não tinham boas maneiras

Dos reis até os plebeus, as boas maneiras e as regras de etiqueta deveriam ser seguidas. Os bons modos à mesa principalmente eram necessários. As pessoas também não comiam com as mãos, os talheres já haviam sido popularizados.  A imagem que os filmes passam de jogar ossos no chão, comer desordenadamente é errônea.

  • A força militar era composta de cavaleiros

A principal tática de guerra utilizada naquela época era o arco e flecha. Os arqueiros eram fortemente treinados, sozinhos conseguiam repelir grande parte dos exércitos inimigos.

mentiras idade media tricurioso2

  • As pessoas viviam somente até os 30 anos

A expectativa de vida naquela época realmente era muito baixa devido a doenças e a alta taxa de mortalidade infantil. Mas se a pessoa chegasse a idade adulta as chances de viver até os 60 ou 70 anos de idade eram bem altas. Contanto que não houvessem epidemias.

  • Foi uma era de morte e crueldade

A Inquisição surgiu na Idade Média sim, mas naquela época as penas eram mais relacionadas a excomunhão do que a tortura. A caça as bruxas ocorreu na Idade Moderna. As penas de morte eram dadas somente em última instância, as execuções públicas não eram corriqueiras.

mentiras idade media tricurioso4

  • As pessoas não tomavam banho

Não diariamente como nós, mas elas tomavam banho regularmente e valorizavam a higiene. Foi nessa época que o sabão se tornou popular. A água era vista como fonte de cura. Já havia métodos rudimentares para escovar os dentes. Os banhos eram inclusive recomendados para tratamentos de doenças.

Você acreditava nessas mentiras sobre a Idade Média? Conta pra nós!