Muitas pessoas geralmente tendem a pensar que quebrar um osso pode ser pior do que fraturá-lo, ou talvez alguns possam até acreditar que é o contrário. Outros também podem pensar que uma fratura pode ser algum tipo mais específico de quebra. No entanto, apesar de toda a confusão que esses nomes costumam causar, uma fratura e uma quebra de osso são essencialmente a mesma coisa.

Segundo o cirurgião ortopédico Dr. C. Noel Henley, do estado americano do Arkansas, não há diferenças entre essas duas coisas, apesar de equívocos desse tipo serem comuns. Na prática, uma fratura também pode significar a quebra ou o rachamento de um objeto duro, como os ossos. Especialistas acreditam que boa parte de toda essa confusão pode ser derivada do fato de que a palavra fratura é frequentemente usada para descrever tipos específicos de quebras, como em fraturas expostas, fraturas oblíquas e fraturas cominutivas. Em todos os casos, no entanto, tanto quebrar como fraturar um osso se refere a qualquer instância em que a estrutura normal do osso foi interrompida e danificada, causando sérios problemas na região.

qual a diferenca entre quebrar e fraturar um osso 1

Vale destacar que este não é o único equívoco comum entre o público quando se trata de ossos quebrados. A ideia de que uma fratura é uma coisa “menos grave” quando comparada à quebra também é um mito. Caso ocorra em uma região óssea relativamente sensível, como por exemplo no osso escafoide do pulso, qualquer nível de fratura pode causar reações incrivelmente dolorosas. Em alguns casos, até cirurgias bastante complexas podem ser necessárias para reparar tais danos de uma forma adequada.

De acordo com a BBC, outros mitos sobre ossos incluem a crença de que você não será capaz de mover uma determinada parte do corpo se seu osso estiver quebrado, ou que você saberá instantaneamente se você tem uma fratura porque ela vai doer de uma forma mais aguda, mas essas constatações não são verdadeiras. Vale destacar que, mesmo que você se depare com algo aparentemente mais leve como uma entorse menor ou algo semelhante, ainda assim recomenda-se consultar um médico para obter um diagnóstico mais preciso. Afinal, qualquer simples ferimento pode ser mais sério do que você imagina.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!