As lendas urbanas são bastante populares no Brasil.  Assim como o folclore, tem suas próprias peculiaridades. Já foram retratadas em programas de tv e livros. Portanto hoje trouxemos uma lista de lendas urbanas brasileiras populares. Vem que eu te conto!

Lendas Urbanas brasileiras

  • Loira do Caeté

Essa lenda conta a história de uma mulher que sofreu um acidente de carro na BR 381, indo para a cidade de Caeté, em Minas Gerais. Ela e seu filho morreram no acidente. Desde então, o seu fantasma perambula à beira da estrada pedindo carona para ir a cidade buscar ajuda. Quem não lhe dá carona, ao olhar pelo retrovisor encontra a loira sentada no banco traseiro do carro.

lendas urbanas tricurioso2

Leia também: Conheça a lenda do Rake

  • Procissão dos mortos

Essa lenda é bastante popular no nordeste e centro-oeste do país. O fenômeno acontece em cidades pequenas e vilarejos, onde é costume das pessoas irem dormir cedo. Mas aqueles que não conseguem dormir, costumam ficar na janela observando o nada. É aí que o fenômeno acontece: aparece uma procissão assustadora, de todo tipo de gente, vestindo túnicas pretas com capuz, segurando velas e proferindo todo tipo de lamentações.

  • A carruagem de Ana Jansen

Essa lenda se passa em São Luís do Maranhão. Conta a história que Ana Jansen era uma mulher muito rica que maltratava terrivelmente seus escravos. Por isso foi condenada a vagar para sempre pelas ruas da cidade em uma carruagem assombrada. A lenda conta que a carruagem sai do cemitério do Gavião nas noites de quinta-feira. A imagem é assombrosa, a carruagem é conduzida por um escravo sem cabeça e puxada por cavalos também sem cabeça.

  • Opala Preto

Carlão da Baixada era um famoso bandido do Rio de Janeiro. Em uma fuga, depois de ter roubado um Opala, entrou no Túnel Rebouças e bateu em um fusca, onde havia uma família. Ninguém sobreviveu ao acidente. Depois de algum tempo surgiu a lenda. A história conta que o Opala preto circula pelo túnel de madrugada. Ele persegue os motoristas acelerando cada vez mais, até causar um acidente.  A única forma de escapar da perseguição é se o motorista lembrar do acidente e rezar pelas almas dos mortos. Assim o Opala vai perdendo a velocidade até desaparecer.

lendas urbanas tricurioso

  • A mão fina

Essa lenda é popular no nordeste e é usada para disciplinar as crianças. A história conta que a mão fina era de uma criança  que foi amaldiçoada por ter sido mal educada e maltratar os pais durante a vida. A mão fina viria por baixo da porta para puxar os pés das crianças que fizessem pirraça.

Você conhecia essas lendas urbanas? Conta pra nós!