Sabe quando você pede uma limonada e ela vem sem açúcar, então você sem saber toma aquele gole e sente a terrível e amarga sensação acompanhada de um curioso formigamento próximo da mandibula? É esta sensação incômoda e até mesmo engraçada que provoca até mesmo alguns movimentos involuntários que iremos explorar hoje. Partiu?

Essa sensação em geral se apresenta quando comemos algo muito azedo, muito apimentado ou ainda muito doce e caso você não se recorde bem dela, basta ir até a cozinha e morder uma fatia de limão que ira lembrar na hora! Hehe. Ela se manifesta no final da mandíbula, logo abaixo da orelha. Isso acontece ali justamente porque é onde sentimos a produção de saliva feita pelas glândulas salivares.

Afinal, o que acontece?

Quando comemos algum destes alimentos, nosso corpo já se prepara para a digestão no momento em que o colocamos na boca. Devido ao sabor curioso e diferente do habitual, as glândulas salivares aumentam consideravelmente a quantia de saliva dentro de nossa boca. Isso acontece de forma tão súbita e tão intensa que acaba causando o formigamento, arrepio e até mesmo contrações involuntárias do rosto e corpo.

Caso você não saiba, 99,5% da saliva é formada por água, já os 0,5% restantes são formados por substâncias que nos auxiliam na mastigação, assim ajudando a sentir gosto e engolir assim como proteger os dentes também da ação de micro-organismos. Todos os dias chegamos a produzir em média 1,5 litros de saliva! Porém, ao surpreendermos nossas papilas gustativas com alimentos incomuns, esse número aumenta ainda mais.

formigamento comer azedo tricuriosoThis image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.

Sinal de alerta?

Então, pode ficar tranquilo. Todos estamos suscetíveis a esta reação e ela é perfeitamente normal, não significa que você é anormal ou que possua algum tipo de problema de saúde. Entretanto, se você sentir dor na área ou interpretar que algo está errado, é muito importante visitar um médico e questionar se está tudo correto no seu organismo. Diversos problemas de saúde podem causar sintomas na região, dentre eles o temido câncer que pode se manifestar na faringe, na laringe, nos linfócitos, todos próximos desta região.

Além disso, este é um dos mais comuns sintomas de um AVC. É muito comum que você sinta um tipo de formigamento ou dormência tanto na língua quanto nesta região, então se ela for acompanhada de dor intensa de cabeça, diminuição da força de um dos lados do seu corpo, dificuldade em levantar um dos braços ou ainda em permanecer em pé, perda da sensibilidade, rosto assimétrico, fala dificultada, confusão mental, alterações na visão, náuseas ou vômitos, ligue imediatamente para a emergência e tente informar que você suspeita estar tendo um AVC. Nestes casos, quanto mais rápido o socorro, maiores as chances de sobrevivência sem sequelas.

Você saiba de tudo isso? Comente!