As lendas estão presentes em quase todas as culturas do mundo. O folclore é bastante difundido através das gerações. Com o advento da internet, ficou bem mais fácil ter acesso a diversas histórias de lugares bem distintos. O folclore brasileiro é bastante popular e tem muitas peculiaridades. Hoje resolvemos trazer algumas lendas populares da Amazônia. Vem que eu te conto mais sobre elas!

Lendas amazônicas populares

  • El Chullachaqui

Essa criatura seria um agricultor anão, um guardião da floresta. A lenda conta que El Chullachaqui costuma aparecer quando há desmatamentos. Ele protege a floresta e os animais. E para tanto, atrai quem derruba árvores ou caça animais para dentro da floresta, fazendo com que se percam e nunca mais achem o caminho de volta.

lendas tricurioso2

  • Pirarucu

O Pirarucu é um grande peixe de água doce, com cerca de 3 metros de comprimento. Ele pode chegar a pesas 200 kg.

A lenda conta que esse peixe já foi um grande guerreiro, mas era vaidoso e orgulhoso de suas conquistas. Além do mais, era filho do chefe da sua tribo, o que contribuía mais ainda com sua vaidade. O guerreiro costumava esperar seu pai se ausentar da tribo para assassinar membros sem motivo algum. Mas um dia Tupã se cansou do seu comportamento e resolveu castigá-lo. Tupã enviou uma tempestade para derrubar o guerreiro, que estava pescando no momento. Sem se importar com a tempestade, o guerreiro seguiu pescando. Foi quando um raio o atingiu e ele caiu dentro do rio Tocantins. Assim se transformando no Pirarucu.

  • Mafumeira

Mafumeira é uma árvore que existe na região da Amazônia. Ela é considerada mágica pelos habitantes. São consideradas protetoras das florestas. A lenda conta que elas amaldiçoam quem as ofende, fazendo com que seus estômagos inchem e se rompam.  Conta-se histórias de pessoas que adoeceram após urinar nas raízes da árvore. Dizem também que a seiva da árvore pode ser usada como veneno. E que se um pertence do seu inimigo for deixado aos pés da árvore, ele irá sofrer.

lendas tricurioso.3jpg

  •  La Sachamama

La Sachamama é o espírito mãe da floresta Amazônica. Seu corpo tem o formato de uma jiboia imensa. Cresceu tanto que não é mais capaz de se locomover. Ela fica parada em um mesmo local, sendo cobrida pela vegetação. Ficando camuflada, é difícil de enxergá-la. O humano ou animal que passar perto dela, é devorado em questão de minutos.

lendas tricurioso 1

  • El Tunchi

Essa criatura é um espírito do mal que assombra a floresta. Algumas pessoas dizem que ele é o fantasma de um homem que se perdeu e acabou por morrer na floresta. Ele tem um assobio muito alto e agudo, que usa para atrair pessoas desavisadas para os confins da floresta. Seu assobio fica cada vez mais alto e agudo, deixando quem o ouve com uma vontade incontrolável de imitá-lo. Mas quem responde seu chamado, sofre uma morte muito cruel.

Você conhecia essas lendas amazônicas? Conta pra nós!