Todo mundo já sabe que cada país faz o seu melhor para equipar sua força policial com equipamentos versáteis e com as melhores tecnologias de segurança disponíveis no mercado. Enquanto os homens da lei do passado costumavam usar apenas uma arma como objeto de defesa, os policiais modernos, especialmente nos países desenvolvidos, possuem uma série de ferramentas além de uma simples pistola, o que pode incluir microfones, câmeras instaladas no corpo, walkie-talkies, entre outras coisas. Por causa disso, é justo dizer que, em certos casos, parece que os departamentos de polícia estão disputando uma corrida armamentista!

Por outro lado, muitos países, não importa o nível de desenvolvimento, mantêm um dos métodos de policiamento mais antigos quando o assunto é segurança pública: deixar os policiais andarem pela cidade montados em cavalos. Se você assiste a notícias internacionais, provavelmente já viu policiais modernos montando cavalos, especialmente em grandes cidades como Nova York, Londres, Berlim, São Paulo, entre outras.

Mas você já se perguntou por que cidades tão desenvolvidas e centros globais tão modernos ainda investem em policiais andando a cavalo nas ruas? Bem, na prática, existem algumas boas razões pelas quais muitas cidades desenvolvidas ainda mantêm uma divisão montada de policiais.

Tudo se resume ao controle de multidões

por que os policiais ainda usam cavalos em algumas cidades 1

A agilidade no controle de multidões é sem dúvidas a principal razão pela qual você ainda pode ver policiais andando a cavalo em grandes cidades. Os cavalos são escolhidos nesse tipo de situação porque oferecem uma vantagem significativa de altura e se movem facilmente através de um grande fluxo de pessoas. Desse modo, estar em um cavalo proporciona uma maior visibilidade e consciência situacional ao oficial que o monta. Vale destacar que estudos já comprovaram que os policiais montados em cavalos são particularmente eficientes em desmantelar e dispersar multidões , especialmente aquelas que são geralmente formadas após jogos de futebol importantes, já que os “tumultos” que surgem entre os torcedores de duas equipes adversárias normalmente podem ser contido apenas por um pequeno grupo de policiais montados.

A razão pela qual a polícia montada é tão eficaz para o propósito de controlar multidões é que os cavalos são criaturas relativamente grandes. Se você ficar na frente deles, esses animais o empurrarão até que você saia do caminho, não importa o que aconteça. Além disso, também existe um certo medo inato que nós humanos temos de grandes criaturas, incluindo o pavor de sermos pisoteados por eles.

Vale destacar que muitas pessoas não vão pensar duas vezes antes de tentar danificar uma viatura de polícia durante um tumulto, mas a questão muda completamente quando se trata de um animal grande que pode muito bem usar a sua força para revidar qualquer ataque. De fato, há vários exemplos desse tipo de situação na vida real que mostraram que três ou quatro policiais montados foram suficientes para fazer com que uma multidão turbulenta se dispersasse rapidamente, mesmo depois que vários outros policiais não tiveram sucesso ao tentar obter o mesmo resultado com métodos diferentes.

Facilidade de manobra e agilidade em situações de resgate também contam

por que os policiais ainda usam cavalos em algumas cidades 2

É importante destacar que os cavalos também podem se mover e manobrar facilmente em áreas mais apertadas, como ruas comerciais, calçadas, etc. Embora os carros até possam, tecnicamente, passar por áreas semelhantes, essa ação não é aconselhável, pois os veículos podem ser muito barulhentos ou simplesmente impraticáveis para o uso em áreas específicas, já que podem levar ao congestionamento dessas ruas. Por outro lado, os cavalos podem não só atravessar facilmente essas áreas consideradas “apertadas”, como também podem fazer isso com rapidez e eficiência, já que as pessoas geralmente tendem a sair do caminho logo depois de notar a presença de um animal desse porte.

Além de oferecer grande acessibilidade a espaços mais apertados, os cavalos também podem ser usados em lugares onde os carros não podem entrar facilmente, como através da entrada estreita de um parque ou em áreas selvagens. A polícia montada a cavalo também é constantemente treinada para conduzir operações de busca e salvamento, já que esses animais podem carregar muitos suprimentos e continuar a busca por longos períodos de tempo, especialmente em áreas onde os carros de patrulha não conseguem chegar.

Obviamente, a ideia principal de ter um policial montado em um cavalo serve como uma medida preventiva para detectar e interromper brigas e confusões nas ruas antes que elas se tornem perigosas ao ponto de ameaçar a vida das pessoas próximas aos locais de confronto. Desse modo, um policial a cavalo tem uma grande vantagem de altura (bem diferente do que acontece com um policial dirigindo um carro), o que consequentemente o torna uma opção muito melhor para patrulhar ruas particularmente movimentadas e desafiadoras. Um policial montado não só tem uma visão geral maior do que o rodeia, como também ajuda os seus companheiros de ofício na rua a localizar facilmente uma situação de perigo e abordá-la quando necessário.

Uma ligação histórica e cultural

por que os policiais ainda usam cavalos em algumas cidades 3

Além de todos os fatores citados, é importante levarmos em consideração o fato de que os cavalos estão significativamente integrados na história, tradição e cultura de muitos países. Em lugares que compartilham uma forte ligação com esses animais (como Suécia, Escócia, etc.), as unidades policiais montadas não apenas servem como uma força policial, mas também como uma espécie de símbolo sutil do insubstituível papel que os cavalos desempenham (ou desempenhavam no passado) em suas culturas e tradições.

Curiosamente, muitas pessoas acham que a polícia montada também tende a ser mais “amigável”. Claro que este ponto é bastante subjetivo, mas o fato é que os policiais montados a cavalo de alguma forma parecem ser mais acessíveis e até preparados do que um policial dirigindo uma viatura comum. Dessa forma, é mais provável que muitas pessoas se aproximem e falem com um policial montado do que com os oficiais dentro de um carro da polícia. Em muitos lugares, as pessoas até acenam para os policiais montados, o que aumenta a confiabilidade geral de um policial montado entre diversas multidões.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!