Todos os anos no dia 24 de junho é comemorado o dia de São João no mundo cristão e mais precisamente entre os católicos. Ela é uma das maiores festas celebradas aqui no Brasil e é repleta de comidas típicas que na maioria das vezes são feitas com milho.

Junho é um mês repleto de tradições e muitas famílias mesmo não sendo católicas acabam fazendo algumas dessas tradições, como as comidas por exemplo. Se você é daqueles que ama as comidas típicas juninas, prepare-se pois hoje iremos conhecer a origem delas aqui no Brasil.

Conheça a história das comidas juninas no Brasil

Portugal

Os portugueses que chegaram aqui no Brasil trouxeram em suas bagagens o catolicismo como bem sabemos e eles já comemoravam as festas juninas lá no seu país de origem. Em Portugal, nesse período do ano as comidas típicas eram feitas principalmente de trigo e cereal, isso porque entre junho e agosto, esses ingredientes eram provenientes da agricultura.

Porém quando os portugueses desembarcaram por aqui, eles logo perceberam que a terra tupiniquim possuía um clima um tanto diferente quando comparado à mesma época do ano lá em Portugal, então foi necessário que se fizesse uma adaptação quanto a forma de  fazer as receitas. Conheça a história das comidas juninas no Brasil

Leia Também: Como Surgiu a Festa Junina?

Leia Também: As Festas Juninas Também têm Suas Curiosidades!

Agricultura

Aqui no Brasil, o início do inverno acontece no dia 21 de junho, porém como o clima por aqui sofre mudanças inesperadas, alguns dias antes começa a chover bastante em várias regiões do país. Nessa época do ano é comum acharmos bastante milho, isso porque a planta necessita de bastante água para se desenvolver.

Acredita-se que o cultivo do milho começou no México, onde se tem os primeiros registros por volta de 7300 anos atrás. Logo a plantação do milho começou a se espalhar fora da Mesoamérica. De alguma forma, chegou aqui no Brasil e os indígenas começaram o cultivo. Conheça a história das comidas juninas no Brasil

Adaptação

Como era necessário que se fizesse a adaptação dos pratos típicos dos festejos juninos, os portugueses precisavam de ideias, então os indígenas e africanos que se encontravam por aqui começaram a colocar em prática os seus conhecimentos culinários. As espigas de milho começaram a ser transformadas em bolo, canjica, pamonha, pipoca e munguzá.

Tradição

Conforme o tempo foi passando, as festas juninas começaram a ser cada vez mais celebradas aqui no Brasil, a produção de pratos feitos com milho foi se tornando fonte de renda para várias pessoas. Não demorou muito para que outros pratos regionais começassem a ser agregados aos pratos típicos do São João. Conheça a história das comidas juninas no Brasil

Bolo de pé de moleque, bolo de mandioca, paçoca, cocada, caldinho de marisco, arroz doce e muitos outras receitas foram passadas de geração em geração e conforme o tempo foi passando, começaram a encantar o paladar de muitos brasileiros e logo se tornaram bastante comuns nas mesas das festas juninas.

Gostou da matéria de hoje? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar!