Como todos devem saber, estamos no mês de junho e você sabe me dizer o que acontece nesse mês… além da copa do mundo? Sim, isso mesmo, festas juninas. Essa é a época em que toda criança fica barbada e se veste com roupas xadrez e remendadas. Sem falar das musiquinhas características da festa junina, né? Bom, hoje iremos conhecer a origem da festa junina. Espero que gostem! Vale lembrar que já fizemos um post sobre as melhores curiosidades da festa, caso queira ver, clique aqui.

Caso você não saiba, a festa junina homenageia três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29), porém, a comemoração existe antes mesmo da era cristã. Alguns historiadores afirmam que a origem da festa junina está diretamente ligada com as celebrações pagãs que são realizadas na Europa na passagem do inverno para o verão, o momento é conhecido por solstício de verão.

festa junina origem

Os povos da antiguidade acabavam aproveitando a situação para que assim pudessem organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas e como a igreja não podia combatê-los, optou por cristianiza-los, instituindo deste modo a data que homenageia os três santos citados no inicio deste post.

Antes da chegada dos portugueses ao território que viria a se chamar “Brasil”, os índios já tinham o costume de fazer importantes rituais durante o 6º mês do ano, ou seja, junho. Eles se reuniam e faziam várias celebrações envolvendo a agricultura com cantos, danças e muita comida. Quando os jesuítas portugueses chegaram ao nosso território, os costumes indígenas acabaram se fundindo com o caráter religioso resultando na festa junina que tanto amamos.

festa junina

Por isso que nas festas juninas, além de celebrarmos os santos católicos, também oferecemos uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos do país. Mas por que todo mundo se veste de caipira? Simplesmente para refletir a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia em campos. Legal, né?

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀