Os fenômenos naturais são de fato muito fascinantes, eles sempre atraem os olhares de várias pessoas por todas as parte do mundo. Desde que o princípio dos tempos, vários e vários fenômenos já aconteceram e todos eles sem exceção alguma, acabaram se tornando notícia. Quem nunca admirou um belo fenômeno, não é mesmo?

A Lua é o nosso satélite natural, vários fenômenos estão relacionadas a ela, como é o exemplo do eclipse e até mesmo da lua de sangue. Você sabia que existe um fenômeno chamado de “lua azul”? Provavelmente você já deve ter ouvido falar, principalmente se já assistiu algum filme dos Smurfs, mas do que se trata esse fenômeno? É o que iremos descobrir agora mesmo.

O que é a lua azul?

As fases da lua

Antes de mais nada, vamos relembrar as fases da lua. Como sabemos, a lua não possui luz própria, além disso, ela completa sua órbita ao redor da terra a cada 27,3 dias, esse período constitui o mês sideral. A lua possui quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, cada uma delas dura de 7 a 8 dias.

Durante a fase da lua nova, nós não podemos observar o satélite completamente, pois ele está posicionado entre o sol e a terra. Nesse período, a lua aparece por volta das 06:00 e se põe às 18:00. Já na fase da lua crescente, também conhecida como quarto crescente, só conseguimos observar 1/4 da lua em formato de semicírculo, é nesse período que a lua nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite.

O que é a lua azul?

Na fase da lua cheia, a terra está entre o sol e a lua, com isso conseguimos observar o satélite por completo, nessa fase, a lua nasce às 18:00 e se põe às 06:00. Por fim, na lua minguante, conseguimos novamente observar apenas 1/4 da lua, só que dessa vez no lado oposto da lua crescente, nessa fase ela nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

Lua Azul

Finalmente chegamos ao ponto principal da matéria. Lua azul é o termo usado para designar a segunda lua cheia dentro de um mesmo mês, esse fenômeno ocorre a cada dois anos por conta da diferença do tempo de uma lua cheia para a outra que leva por volta de 29,5 dias.

O que é a lua azul?

Fevereiro é o único mês do ano que não pode ocorrer de ter duas luas cheias por ser um mês mais curto. A lua azul nem sempre apresenta a coloração azulada, na verdade ela só fica desta cor devido a condições atmosféricas próprias, porém essa ocorrência ainda não é previsível.

No dia 31 de janeiro de 2018 aconteceu uma coisa fantástica, três fenômenos da lua acabaram se cruzando e assim ocorreu a “Super Lua Azul de Sangue” A próxima lua azul está prevista para acontecer no dia 31 de outubro de 2022, então, é bom ficar bem atento se você gosta de observar fenômenos do tipo.

Fantástico, não acha? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!