O campeonato inglês de futebol, a mundialmente famosa Premier League (EPL), consegue presentear os seus fãs com grandes partidas desde sua criação no ano de 1992. Durante esse período, muitos jogos se tornaram memoráveis, vários jogadores deixaram os seus nomes marcados na história e uma grande quantidade de dados estatísticos acabou sendo registrada.

No entanto, não importa o quão fã você seja da Premier League, sempre existem alguns fatos curiosos que podem acabar sendo ignorados. Por exemplo, você pode não conhecer algumas curiosidades mais inusitadas sobre a liga, como quais foram jogadores que conseguiram marcar pênaltis com ambos os pés, qual foi o único jogo na história da competição a não ter escanteios, etc.

Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos reunir alguns fatos curiosos sobre a Premier League que você talvez nunca tenha ouvido falar anteriormente. Você vai ver que essa liga tem muitas histórias interessantes que merecem ser compartilhadas. Confira!

1. A Premier League teve a sua primeira temporada disputada em 1992/93. Anteriormente, a principal divisão de futebol do país era a Football League First Division, que havia sido fundada há mais de um século, em 1888.

curiosidades interessantes sobre a premier league 1

2. Curiosamente, a Premier League surgiu por conta de um período sombrio para o futebol inglês. A liga era notoriamente conhecida pela grande presença de torcedores violentos nos estádios e os torneios realizados anteriormente eram bastante mal organizados. Com todos esses fatores, juntamente com outros problemas relacionados a direitos televisivos, os maiores clubes do país iniciaram discussões sobre o lançamento de uma nova liga independente, que viria a ser a Premier League.

3. O primeiríssimo gol da história da Premier League foi marcado pelo jogador Brian Deane, que na época era atleta do Sheffield United. O gol foi marcado contra o poderoso Manchester United no dia 15 de agosto de 1992.

4. Originalmente, a liga contava com a participação de 22 clubes. Esse número foi reduzido para 20 na temporada 1995-96.

5. Apenas dois jogadores na história da EPL (Obafemi Martins e Bobby Zamora) conseguiram converter penalidades com os dois pés. Ponto para os ambidestros!

curiosidades interessantes sobre a premier league 2

6. Ao longo de sua carreira na competição, Ryan Giggs foi substituído 134 vezes, o que o transforma no jogador com mais substituições que qualquer outro atleta na história da Premier League. No entanto, essa estatística não quer dizer que ele jogava mal, muito pelo contrário! Giggs era um jogador bastante regular e esse número pode ser resultante do fato de que ele jogou por um longo tempo na liga. Atualmente, ele comanda a Seleção do País de Gales.

7. Ryan Giggs é também o jogador que mais disputou temporadas da Premier League. Ele disputou 21 temporadas da EPL e também foi o vencedor do prêmio de revelação do ano da primeira temporada da liga, disputada em 1992/93. Seu sucesso nos primeiros anos da competição foi tão grande que ele até ganhou um programa de TV próprio em 1994.

8. O Manchester United é o time com o maior número de títulos da Premier League. Os “Diabos Vermelhos” foram campeões do torneio em 13 oportunidades.

9. Sebastien Bassong é provavelmente o jogador mais azarado da história da EPL. Isso porque ele é o jogador com o maior número de rebaixamentos no currículo: 4 vezes. Ele já foi rebaixado como parte integrante do elenco do Newcastle (2009), Wolverhampton (2012) e Norwich (2014 e 2016).

curiosidades interessantes sobre a premier league 3

10. Blackburn e Leicester são as duas equipes que conquistaram a EPL em apenas uma oportunidade. O Blackburn foi campeão em 1994-95, já o Leicester terminou a liga em primeiro na temporada 2015-16.

11. Apenas três jogadores conseguiram alcançar a incrível façanha de dar assistência, marcar um gol a favor do seu time e marcar um gol contra a própria baliza em um único jogo da Premier League. Estes são Kevin Davies, Gareth Bale e Wayne Rooney. Davies fez isso contra o Aston Villa em 2008, Bale conseguiu a proeza contra o Liverpool em 2012, enquanto Rooney alcançou tal feito contra o Stoke City em 2012.

12. Richard Dunne é quem possui o lamentável recorde de ser o jogador com o maior número de gols contra marcados na competição. Ao todo, ele empurrou a bola 10 vezes para o fundo das redes do próprio time que estava defendendo.

13. Ao longo de sua carreira na Premier League, Alan Shearer marcou 260 gols, o que o coloca no topo da lista dos maiores goleadores da história da competição.

curiosidades interessantes sobre a premier league 4

14. Durante a temporada de 2002/03, o Manchester United venceu o Fulham com uma confortável vitória de 3 a 0, com direito a um hat-trick de Ruud Van Nistelrooy. Mas o que realmente chamou a atenção nessa partida foi a ausência de substituições. Isso mesmo! Em todo o jogo não houve uma única substituição por parte de ambas as equipes. Este confronto continua sendo o único na Premier League a não registrar modificações nos times.

15. A vitória do Chelsea sobre o Wigan por 6 a 0 no ano de 2010 ficou registrada nos livros de história da Premier League, mas não necessariamente por conta do seu resultado. Na verdade, uma vitória fácil do Chelsea já era bastante esperada, mas o que realmente ganhou destaque foi o fato de que o jogo não registrou nenhum escanteio sequer. De fato, em todos esses anos de Premier League, esse continua a ser o único jogo a não presenciar um único escanteio.

16. Cinco goleiros já conseguiram marcar gols na Premier League. São eles: Peter Schmeichel, Brad Friedel, Paul Robinson, Tim Howard e Asmir Begovic.

17. Ao longo da história da liga, apenas três jogadores conseguiram ser expulsos sem nem mesmo chegarem a tocar na bola. Keith Gillespie, Andreas Johansson e Dave Kitson são os nomes dos três esquentadinhos que entraram para os registros do torneio.

curiosidades interessantes sobre a premier league 5

18. Um ano antes de alcançar o impensável ao conquistar o título da competição, o Leicester City já havia estabelecido um novo recorde no lado oposto da tabela. Os “Foxes” passaram 140 dias na zona de rebaixamento durante a temporada 2014-15, o mais longo período que uma equipe da EPL já passou sem ter sido rebaixada no fim do campeonato.

E você, gosta de acompanhar os jogos da Premier League? Qual o seu time favorito na competição? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!