Os carros estão espalhados por todos os lados, literalmente e são o sonho de consumo de muitas pessoas que se programam durante um bom tempo para poderem adquirir o seu. É comum encontrarmos inúmeras pessoas fazendo consórcio de carro, principalmente por conta do valor das parcelas que fica bem baixo, além de que, dependendo, consegue-se um ótimo preço.

Como bem sabemos, todos os carros necessitam de placas e recentemente falamos sobre o significado das cores delas aqui no TriCurioso, vale muito a pena conferir. Provavelmente você tenha ouvido sobre a Placa Mercosul e deve ter ficado confuso, certo? Afinal de contas, o que é a Placa Mercosul? O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar? Se você já se perguntou isso recentemente, iremos te responder agora mesmo.

O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar?

Sistema de Emplacamento Atual

O sistema de emplacamento que temos nos dias de hoje, surgiu no em 1990, ele possui 3 letras e 3 números que servem como uma espécie de “rg” para o carro. O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é o órgão responsável por emitir essas placas que já sofreram algumas alterações conforme o tempo foi passando, isso serviu principalmente como uma forma de adaptação às necessidades.

Aqui no Brasil, as placas são confeccionadas com película prismática e pode custar em torno de R$ 120,00, podendo ser um pouco mais cara ou um pouco mais barata, de acordo com quem  realize a confecção, por isso é bom pesquisar antes.

O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar?

Mercosul

Como bem sabemos, o Mercosul foi fundado em 1991 e atualmente é formado pela união entre a Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, porém a Venezuela está suspensa desde 2016. O Mercosul também possui países associados, são eles: Chile, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

É bem comum vermos notícia que envolvem o Mercosul, isso porque o bloco está trabalhando para que os países participantes possam seguir praticamente o mesmo tipo de sistema em diversas áreas e não seria nada diferente quando se trata do sistema de emplacamento de veículos.

O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar?

Sistema de Emplacamento Mercosul

Em dezembro de 2010 uma resolução foi aprovada, ela previa unificar os modelos de placa dos países participantes do Mercosul. Inicialmente o projeto pretendia que em até 10 anos, todos os veículos possuíssem o novo modelo de placa e a implantação começaria em 2016, inicialmente para veículos de carga e de passageiros que circulassem além da fronteira.

O novo modelo de placa foi apresentado em outubro de 2014, em Buenos Aires. Acredita-se que cerca de 110 milhões de veículos possam ser atingidos nos países participantes do Mercosul. Você deve estar se perguntando o motivo dos países aderirem esse novo modelo, certo? Bom, o objetivo principal é facilitar a circulação e a segurança entre os países do bloco, além disso, assegurar a existência de um banco de dados em que todos os 5 países possam ter acesso.

O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar?

Todos os Veículos Terão que Mudar suas Placas?

O DETRAN tem até o dia 31 de janeiro de 2020 para adotar esse novo sistema de emplacamento. Inicialmente o novo sistema de emplacamento só será exigido nos seguintes casos:

  • Primeiro emplacamento do veículo;
  • Substituiçãode qualquer uma das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;
  • Mudança de estado ou município;
  • Quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira.

O sistema de emplacamento no Brasil vai mudar?

Caso o veículo seja transferido para outro proprietário, não será necessário mudar a placa, assim como também os veículos que possuem placas cinzas, os proprietários desses automóveis podem optar voluntariamente pela troca da placa. O novo modelo de placa custa a partir de R$ 193,84 e pode variar de acordo com quem está confeccionando.

Acha que vai melhorar com esse novo sistema? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!