No mundo de hoje, já é de conhecimento comum que os combustíveis fósseis fazem parte do grupo de recursos naturais que estão se esgotando rapidamente. Por conta disso, é só uma questão de tempo antes de sermos forçados a abandonar nossos carros dependentes de gasolina e migrarmos para outras opções.

Mas embora uma alternativa muito popular seja a eletricidade, há várias desvantagens que a tornam menos atraente. Assim, um futuro promissor para a indústria automotiva pode estar na energia solar, afinal de contas, a luz solar é ilimitada e totalmente grátis!

Pensando nisso, hoje nós vamos explorar alguns dos fatos pouco conhecidos sobre os carros movidos a energia solar que estão sendo desenvolvidos em várias partes do mundo. Continue lendo para aprender uma tonelada de informações divertidas e úteis sobre um dos mais prováveis futuros do transporte. Confira!

7. Os carros movidos a energia solar podem ser usados normalmente durante a noite

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 7

Caso você esteja se perguntando sobre o que acontece com um carro solar em um dia chuvoso ou no período da noite, não precisa se preocupar! Basicamente, os carros solares têm um banco de energia recarregável que tem a capacidade de armazenar energia suficiente em sua bateria para que você possa dirigir o seu veículo em tais situações.

Alguns carros desse tipo que estão sendo desenvolvidos atualmente são projetados para acumular uma autonomia cerca de 31 quilômetros de energia em um período de quatro horas de incidência solar. Por isso, o motorista de um carro solar é capaz de chegar facilmente a locais relativamente próximos no período da noite. No entanto, distâncias extremamente longas ainda não são viáveis nos projetos atuais. Sendo assim, essas viagens só deverão se tornar realidade no futuro.

6. Eles pesam menos que os veículos comuns

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 6

Os carros movidos a energia solar podem chegar a pesar até seis vezes menos que os veículos comuns. Isso acontece porque, como os carros solares são projetados para depender exclusivamente do sol como fonte de energia, eles devem ser extremamente eficientes em usar a energia obtida da melhor forma possível. Obviamente, é preciso muito mais energia para mover um carro pesado do que um veículo leve, portanto, todos os veículos movidos a energia solar devem ser projetados com foco na redução de peso, mas ainda assim mantendo o nível de segurança.

Principal candidato a ter um lançamento em grande escala futuro, o Lightyear One pesa cerca de 1270 kg, mas os carros solares usados especialmente para corridas podem pesar muito menos. Para diminuir o peso, os carros solares são feitos de materiais mais leves e alguns componentes desnecessários são removidos.

5. Existem corridas especialmente criadas para esses veículos

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 5

Pouca gente sabe, mas já existem corridas que consistem apenas em veículos movidos a energia solar. Curiosamente, nenhum desses veículos costuma ser considerado tecnicamente seguro para uso dos consumidores, portanto são vistos apenas como uma forma de competição e entretenimento. Muitos desses carros apresentam detalhes bem estranhos, com alguns lembrando uma simples placa de painel solar com espaço para a cabeça do motorista, enquanto outros possuem um visual mais próximo de carros de rua.

Também há “desafios solares” em âmbito nacional e mundial, com várias equipes de engenharia competindo pelo campeonato. Alguns carros são conhecidos por atingir uma velocidade de mais de 95 km/h, o que é bastante impressionante se levarmos em conta o início recente do desenvolvimento de carros desse tipo.

4. Os carros movidos a energia solar exigem pouca manutenção

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 4

Embora todos os carros precisem de frequentes verificações nos freios, troca de filtros e outras substituições, os projetos em andamento indicam que os carros solares precisarão de pouca manutenção em comparação com os seus primos dependentes de gasolina.

Como não há peças móveis nos painéis solares, eles só exigem a simples remoção de poeira e detritos algumas vezes por ano. A bateria e o motor também tendem a ser mais fáceis de manusear, de modo que a principal coisa a monitorar é a saúde da sua bateria.

3. O design desses veículos tem a ver com questões relacionadas à eficiência

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 3

Devido ao fato de que os painéis solares exigem uma conversão de energia um tanto complexa, os carros movidos a energia solar devem ser projetados para conservar o máximo possível da energia obtida. Isso significa que a resistência do ar, a fricção e outros elementos aerodinâmicos precisam ser fortemente considerados no projeto.

Além disso, um carro solar precisa ser bastante liso e relativamente plano para tornar os painéis o mais eficientes possível. Embora o futuro possa abrir espaço para a adoção de novas possibilidades relacionadas ao design desses carros, talvez seja interessante aproveitar esse visual futurístico enquanto durar.

2. Um carro movido a energia solar foi feito a partir de folhas de abacaxi

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 2

Embora pareça bizarro, um grupo de estudantes da Universidade de Bochum, na Alemanha, realmente conseguiu criar um protótipo funcional de um carro solar feito a partir de fibras de folhas de abacaxi! Partes da estrutura do carro, bem como os painéis, foram criados a partir de uma fibra muito forte derivada das folhas desta fruta tropical. O raciocínio por trás da escolha é simples: tornar o carro solar ainda mais ecológico.

Vale destacar que não só o carro utilizou folhas de abacaxi que seriam descartadas, como também conservou outros recursos como metal e plástico. Embora os carros comerciais não tenham tomado essa medida como exemplo (ainda), podemos concluir que há definitivamente um potencial em carros de abacaxi a ser explorado no futuro.

1. Eles também podem ser recarregados normalmente com energia elétrica

coisas que voce nao sabia sobre carros movidos a energia solar 1

Embora a ideia de que um carro que dependa unicamente da energia solar soe bastante agradável, é preciso deixar claro que ainda existem certos contratempos. A bateria e os painéis disponíveis atualmente no mercado podem não podem absorver a energia solar com rapidez suficiente em determinadas circunstâncias, como por exemplo, em situações onde é preciso percorrer longas distâncias à noite.

Portanto, os carros solares atualmente em desenvolvimento também contam com a opção de carregamento via energia elétrica. Basicamente, eles são carros elétricos que usam a energia solar para carregar a bateria na maior parte do tempo, contando com um prático plano de carregamento manual na base da eletricidade como uma espécie de “backup”. Na prática, isso é muito vantajoso, já que com uma única noite de carga, alguns carros desse tipo podem ter uma autonomia de mais de 150 km.

E você, já conhecia os detalhes dos promissores carros movidos a energia solar? Acha que eles poderão ser o futuro da indústria automobilística? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!