Anda rolando pelas redes sociais que a água gelada é um veneno disfarçado, causando infarto, câncer e gordura no fígado… Mas será que isso é real? Nós iremos revelar o mistério!

A corrente

“Dica da Manhã

E eu aqui achando que água gelada só afetava a garganta…

A ÁGUA GELADA FAZ MAL PARA VOCÊ.

No passado, dizia-se que: se a água gelada não lhe afetar na juventude, vai afetar na velhice

A água gelada fecha 4 veias do coração e causa ataque cardíaco;

Bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos.

A água gelada cria problemas no fígado; prende a gordura ao fígado. Muitas das pessoas que aguardam por um transplante de fígado, são vítimas da água gelada.

A água gelada afeta as paredes internas do estômago.

A água gelada afeta o estômago e o intestino grosso, causando câncer.

Por favor não guarde isto para você. Repasse para ajudar outras pessoas.

Dr Dráusio Varella – Medicina ortomolecular.”

água gelada

Será que isso é verdade?

Antes de falar sobre conteúdo em si, observe que ‘Dráusio’ está escrito com S enquanto nosso querido Dráuzio Varella se escreve com Z. Além disso, ele não é um médico ortomolecular, mas sim oncologista. Só aqui já dá para ter uma ideia de como essa corrente começou… Então sim, é uma grande, enorme e gigantesca fake news e se você caiu nessa, meu amigo… Corra e esclareça para todos os seus amigos, conhecidos e companheiros de ônibus que você passou o dia todinho falando bobagem.

Água gelada causa dor de garganta?

Pois bem, a água fria em si não é capaz de causar a dor de garganta. Entretanto, se ela já estiver inflamada, alimentos e bebidas frios podem causar grande incômodo. Entretanto, não… Ela não é capaz de causar a dor em si.

Ela pode causar infarto?

Água gelada causa ataques cardíacos devido ao fato de fechar as veias do coração… O QUÊ? Na verdade, o infarto ocorre através do entupimento das artérias que impede o sangue a chegar ao músculo, então não são as veias que causam infarto, mas as artérias! Ou seja, a água não tem nenhuma relação com o fato e não é capaz de provocar infarto.

O frio, frio intenso, pode sim causar uma queda excessiva de temperatura em todo o corpo e por sua vez trazer a tona um caso grave de hipotermia. Neste caso extremo – que não tem qualquer relação com um inocente copo de água gelada – os órgãos ão parando de funcionar até finalmente causar a morte. Ninguém tem hipotermia por tomar água fria, apenas por nadar nela por grandes períodos, por exemplo.

agua gelada faz mal tricurioso 1

E o figado? Estômago? Intestino grosso?

No textinho do ‘Dráusio’ com S é possível ler que a água afetaria as paredes do estômago e intestino grosso, assim causando câncer na região. Porém, não existem quaisquer estudos que possam confirmar essa afirmação. Além disso, ao tomar um líquido frio, ele vai se aquecendo e quando chega ao estômago já não está mais gelado, o que significa dizer que a firmação não tem lógica alguma.

O texto também diz que a água prenderia a gordura no fígado e causaria a necessidade de transplante… Porém, esta também é uma informação absurda tendo em vista de que a água não passa pelo órgão durante a digestão… A gordura no fígado – oficialmente chamada de esteatose hepática – é causada por sedentarismo, diabetes, obesidade e abuso de álcool, não tendo qualquer relação com a água, tadinha.

Pronto, agora você pode contar para sua tia, para o seu padrinho, para sua avó e para seu amigo louco das correntes que é tudo uma grande, enorme e gigantesca mentira. E pode tomar água gelada tranquilão, ela não faz mal algum.