Como todos adoramos uma história de apocalipse, que tal relembrar um dos acontecimentos mais marcantes de nossa história recente? Isso mesmo, vamos falar sobre o meteoro de Chelyabinsk.

O Meteoro de Chelyabinsk foi um asteroide que invadiu a atmosfera da terra sobre a Rússia no dia 15 de fevereiro de 2013. Devido a velocidade, ele se transformou em uma imensa bola-de-fogo que cruzou o céu do sul da região de Urais e explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk exatamente às 9h20:26. Acredita-se que o asteroide teria 10 mil toneladas de massa ao entrar em nossa atmosfera, possuindo também 17m de diâmetro e liberando 500 quilotons de energia. Só para você ter uma ideia, a terrível bomba nuclear que foi jogada em Hiroshima liberou 13 quilotons de energia. Doido, não é?

meteoro de Chelyabinsk tricurioso 1

Após se despedaçar sobre Chelyabinsk, a maior parte dele caiu no lago Chebarkul. Segundo a agência de notícias russa RIA Novosti a explosão na troposfera ocorreu em altitude aproximada de 10.000 metros. Porém, a Academia de Ciências da Rússia acredita que a explosão teria ocorrido entre 30 e 50km de altitude. Já as estimativas preliminares da Agência Espacial Russa Roskosmos, o objeto se deslocava a 30km/s, o que seria 108.000 km/h! O evento durou 32,5 segundos e o primeiro registro ocorreu no Alasca a incríveis 6.500km de Chelyabinsk. O curioso é que o asteroide não havia sido detectado antes de entrar em nossa atmosfera.

Consequências do Meteoro de Chelyabinsk

Uma média de 1200 pessoas foram em busca de atendimento médico após o evento, sendo que a maioria tinha machucados de estilhaços de vidro devido as janelas destruídas com a onda de impacto da explosão. Segundo a defesa civil, apenas duas pessoas estavam em estado grave.

Como medida de segurança, as autoridades da cidade suspenderam as aulas em todas as escolas, solicitando que os pais buscassem seus filhos com a maior velocidade possível. Além disso, 20 crianças se feriram devido aos estilhaços das janelas e precisaram de atendimento médico.

meteoro de Chelyabinsk tricurioso 2

Sobre os danos materiais, 600m² do telhado de uma fábrica de zinco acabaram desabando devido ao choque. Além disso, a população sofreu com a ausência de janelas já que a região atinge -15ºC durante a noite. O sistema de calefação foi a maior prioridade das autoridades e forão necessários 1 bilhão de Rublos (33 milhões de dólares) para recuperar os danos causados. Toda a despesa com vidros de janelas dos apartamentos foram pagos pelo estado.

A explosão e seus impactos danificaram prédios em seis cidades da região e o calor da bola de fogo causou uma luz ofuscante que projetou sombras na cidade de Chelyabinsk, tendo sido visto em Sverdlovsk, Oremburgo e Cazaquistão.

Informações interessantes

O meteoro de Chelyabinsk é o maior corpo celeste que já atingiu a Terra desde o evento de Tunguska em 1908 e o único onde o número de vítimas foi registrado. A reconstrução do acontecimento foi feito a partir de observadores e também dos vídeos amadores feitos pela população. Esses dados possibilitaram concluir que o asteroide pertencia a um grupo de asteroides chamado Apollo que tem orbitado a Terra de forma perigosa.

Simplesmente bizarro, não é mesmo? Comente!