Quase todo mundo já conhece a marca de motocicletas Harley-Davidson, em parte devido a sua grande popularidade e longa história na indústria. Essa empresa já chegou a criar várias motocicletas icônicas e tão bem-sucedidas que conseguiram sobreviver às épocas econômicas mais difíceis. Algumas pessoas até podem pensar que sabem tudo sobre a evolução desta empresa, mas este post chegou para provar que muitas delas estão erradas.

A lista que você vai conferir a seguir é uma compilação de fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a Harley-Davidson. Esses fatos irão surpreendê-lo e podem até mudar a forma como você vê essa grande fabricante de motocicletas. Confira!

6. A Harley-Davidson já chegou a fabricar bicicletas por um curto período de tempo

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 6

Embora muita gente desconheça, o fato é que o plano de negócios original da Harley-Davidson incluía criar produtos capazes de construir uma base sólida de clientes jovens antes que eles se tornassem maiores de idade e finalmente pudessem possuir uma motocicleta. Foi exatamente com essa ideia em mente que, em meados de 1917, a empresa passou a considerar que a melhor maneira de fazer isso seria construir bicicletas especialmente voltadas para pré-adolescentes.

Infelizmente, essa ideia nunca decolou e a produção chegou ao fim após alguns anos de poucas vendas. Hoje, essas bicicletas são consideradas peças de grande valor para os colecionadores devido ao seu baixo número de produção, o que é incrível se considerarmos que a empresa perdeu muito dinheiro com o fracasso dessa ideia.

5. As suas motos foram usadas na Primeira e na Segunda Guerra Mundial

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 5

O sucesso da produção da Harley-Davidson fez com que as suas motos fossem muito utilizadas na Primeira Guerra Mundial, quando os americanos encomendaram aproximadamente 15 mil para aprimorar a locomoção das suas tropas. Este foi o ponto de virada para a empresa, uma vez que trouxe a receita e o reconhecimento do povo americano de que precisava para vencer a sua concorrência.

A Harley-Davidson continuou a fornecer motocicletas para o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que desta vez ela chegou a produzir mais de 90.000 motos para as tropas americanas. Os seus produtos foram tão bem-sucedidos na ocasião que lhe renderam dois prêmios por sua excelência de produção em anos de guerra.

4. A Harley-Davidson precisou de menos de vinte anos para bater as suas concorrentes

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 4

Basta analisarmos a trajetória da Harley-Davidson para percebermos que essa empresa conseguiu ultrapassar as suas principais concorrentes em tempo recorde. Obviamente, você até pode dizer que a Honda possui a maior influência no mercado como um todo, o que é verdade, mas o fato é que a Harley-Davidson é responsável por mais de cinquenta por cento das vendas de motocicletas que são consideradas “motos de luxo”.

Muitos especialistas do mundo das duas rodas sugerem que a Harley-Davidson conseguiu crescer tão rapidamente por conta da sua proficiência na construção de motos de alta performance em longas estradas, sem falar no seu sucesso em corridas. A empresa simplesmente conseguiu vencer grandes competições ainda nos seus primeiros anos de vida, o que ajudou a popularizar a marca e a solidificar a sua imagem. Agora, seus produtos são vendidos em mais de sessenta e sete países e contam com as parcerias de mais de dois mil revendedores.

3. Surpreendentemente, a sua linha de mercadorias apenas corresponde a cinco por cento da sua receita

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 3

Não é incomum ver alguém andando por aí com uma camisa, boné ou algum outro tipo de mercadoria da Harley-Davidson. Por causa disso, pode ser um tanto surpreendente descobrir que apenas cinco por cento de toda a sua receita seja proveniente da venda de itens de sua linha de produtos. Assim, podemos concluir que são as motocicletas que contribuem majoritariamente para a construção do império financeiro da Harley, já que em 2016 eles venderam cerca de 262.000 motos.

No entanto, é importante deixar claro que isso não quer dizer que a empresa não ganha dinheiro com a sua linha de produtos. De fato, estima-se que a marca obtenha uma cifra de mais de US $ 200 milhões todos os anos só com a venda de produtos licenciados. Alguns analistas também afirmam que esse valor poderia ser maior caso os produtos da marca não fossem tão pirateados.

2. O primeiro protótipo da empresa foi produzido em um pequeno galpão de madeira

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 2

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar de empresas que tiveram origens bastante humildes, mas o fato é que a Harley levou isso a um outro nível. As atividades dessa fabricante de motocicletas tiveram início em um galpão de madeira bem pequeno e sem qualquer conforto. O detalhe mais chamativo da cabana era o nome da empresa escrito de forma grosseira na porta. Foi nesse local que a sua primeira motocicleta foi construída.

O primeiro projeto da Harley-Davidson era basicamente uma motocicleta bem simples, movida a gasolina e com um pequeno motor. Mas apesar de toda a humildade envolvida, nascia ali uma grande ideia. No fim das contas, o seu primeiro protótipo ficou pronto em meados de 1903, mas acabou sendo lançado no mercado apenas em 1905.

1. A primeira motocicleta da Harley-Davidson pode ter utilizado um carburador feito de lata de tomates

coisas que voce provavelmente nao sabia sobre a harley davidson 1

Embora nunca tenha sido algo confirmado por fontes oficiais, existe um rumor muito difundido no mundo das duas rodas que sugere que a primeiríssima motocicleta produzida pela Harley-Davidson contava com um carburador que havia sido feito da partir de uma lata de tomates em conserva reaproveitada. No entanto, não há nenhuma evidência para apoiar este fato, sem falar que isso parece improvável devido ao esforço que os seus fundadores fizeram para tornar as motocicletas da empresa um grande sucesso.

Claro que isso soa como uma dessas coisas que podem ser mais ficção do que fatos, já que várias fontes dão credibilidade variada a essa afirmação, mas é interessante pensarmos que essa dúvida no ar é capaz de promover ainda mais a mística que rodeia a história de muito sucesso da Harley-Davidson.

Uma fabricante de motos muito conceituada no mercado, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!