A Disney é conhecida por fazer filmes memoráveis com personagens carismáticos, músicas cativantes e histórias inspiradoras. Muitos desses filmes também são centrados nas vidas de princesas corajosas, determinadas e bonitas, como Bela, Jasmine, Ariel e Tiana, que no fim sempre acabam vivendo felizes para sempre.

No entanto, este post não é sobre essas protagonistas notáveis. Na verdade, a lista que você vai conferir aqui, apresenta alguns filmes clássicos de princesas que não são da Disney. Você vai ver que, embora nenhum deles seja do maravilhoso mundo da Disney, todos merecem ser vistos, pois trazem personagens e histórias completamente adoráveis. Confira!

6. A Princesinha (1995)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 6

O filme “A Princesinha” foi lançado no ano de 1995 pela Warner com uma história que tratava de mostrar que todas as meninas são princesas de alguma forma. O papel principal deste filme foi interpretado por Sara Crewe, cuja personagem teve que suportar uma vida difícil em um colégio interno depois de saber que seu pai havia falecido durante a Primeira Guerra Mundial.

Este filme foi inspirado em um romance de mesmo nome escrito por Frances Hodgson Burnett e foi elogiado e bastante premiado, embora não tenha obtido um grande sucesso nas bilheterias dos cinemas. Liam Cunningham (mais conhecido por ter interpretado Davos Seaworth em Game of Thrones) fez o papel do pai da protagonista do filme, enquanto Camilla Belle (atriz vista em produções como “Quando um Estranho Chama” e “10.000 aC”) também teve um pequeno papel que ajudou a impulsionar a sua carreira dali em diante.

5. A Polegarzinha (1994)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 5

O enredo do filme “A Polegarzinha” foi baseado na história clássica do escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen que conta sobre uma jovem do tamanho de um polegar que deseja encontrar alguém com quem possa compartilhar a sua vida. Seu desejo é atendido ao conhecer o Príncipe Cornelius, tão pequenino quanto ela. No entanto, no dia em que ambos resolvem se encontrar, Polegarzinha é raptada por uma família de sapos, o que faz com que Cornelius saia em busca de sua amada.

Outro fato curioso com relação ao filme é que Polegarzinha foi originalmente dublada por Jodi Benson, que dublou Ariel em “A Pequena Sereia”, bem como a Barbie em “Toy Story 2” e “Toy Story 3”.

4. A Princesa Encantada (1994)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 4

Lançado no ano de 1994, o filme “A Princesa Encantada” foi criado para contar a história da princesa Odette, que acaba se transformando em cisne (apenas durante o dia) por causa de um feitiço lançado por um mago vingativo. Como o seu próprio enredo já dá a entender, este filme de animação foi baseado no espetáculo de balé “O Lago dos Cisnes”, um dos mais famosos e aclamados do mundo.

Uma coisa que chama a atenção em “A Princesa Encantada” é o fato de que o filme foi dirigido por Richard Rich, que costumava ser diretor de animação da Disney. Depois de ter sido lançado pela New Line Cinema, também foram criadas oito sequências diretas do filme para home video. Sendo assim, embora muitas pessoas ainda desconheçam a história original da princesa Odette, podemos afirmar sem medo de que esse filme merece ser visto pelos amantes dos filmes de princesas e conto de fadas.

3. Para Sempre Cinderela (1998)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 3

Cinderela é uma das histórias mais icônicas da Disney, tanto que esse conto ajudou a inspirar o filme “Para Sempre Cinderela”, lançado em 1998 pela 20th Century Fox. Nesta versão, os Irmãos Grimm contam a história real e verdadeira dessa princesa. Também vale destacar que alguns grandes nomes do cinema participaram dessa recontagem renascentista, como Drew Barrymore, Dougray Scott e Anjelica Huston.

O filme se tornou um clássico entre o público juvenil, já que os fãs realmente gostaram desta versão (e ainda gostam). Ou seja, embora “Para Sempre Cinderela” não seja um produto da Disney, esse filme conseguiu ocupar um lugar de respeito entre os filmes de princesas mais icônicos.

2. Anastasia (1997)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 2

Embora a Disney detenha a coroa quando o assunto é fazer filmes sobre princesas, existe um filme de animação muito popular relacionado a esse tema que na verdade não foi criado pela marca: “Anastasia”. Lançado pelos estúdios da 20th Century Fox no ano de 1997, “Anastasia” conta com uma história inspirada na lenda da Grã-duquesa Anastasia Nikolaevna, da Rússia.

Contando com grandes nomes na dublagem dos personagens, como Meg Ryan, Kelsey Grammer, John Cusack, Kirsten Dunst, Christopher Lloyd, Angela Lansbury, Hank Azaria e Bernadette Peters, esse filme ganhou indicações para diversos prêmios e definitivamente entrou para a história como um dos filmes de animação mais clássicos com a temática de princesas.

1. A Princesa Prometida (1987)

filmes classicos de princesas que nao foram feitos pela disney 1

Não poderíamos deixar de fora o filme “A Princesa Prometida”. Lançado no ano de 1987, este filme combina a fantasia vista nos contos de fadas com um toque de comédia que ajudou a torná-lo um clássico cult. De fato, esse filme fez tanto sucesso que já foi mencionado nas listas dos melhores filmes e a serem incluídos no National Film Registry, que é uma seleção de filmes especialmente selecionados para preservação na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Esse longa-metragem contou com um elenco muito interessante, que incluía atores como Cary Elwes, Robin Wright, Fred Savage, Billy Crystal e Mandy Patinkin. O filme foi baseado em um romance de mesmo nome, escrito por William Goldman e lançado em 1973. A história de “A Princesa Prometida” gira em torno de um jovem fazendeiro que precisa resgatar a princesa Buttercup, que foi raptada por um trio de malfeitores. Sem dúvidas, é um filme cheio de momentos bastante engraçados e bem emocionantes.

E você, já viu algum dos filmes listados aqui? Gosta de filmes com essa temática? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!