O basquete é um dos esportes coletivos mais populares do mundo. De fato, esse esporte também costuma estar presente nos currículos escolares e é um passatempo muito comum em certas localidades. Nas últimas décadas, o basquete conseguiu conquistar uma popularidade ainda maior e se tornou um negócio extremamente lucrativo.

Com patrocínios, acordos de publicidade e outras transações geradoras de renda, não é surpresa que alguns dos maiores clubes esportivos do mundo sejam times de basquete. Além disso, também não é surpresa que os os times de basquete mais ricos do mundo sejam da NBA, a maior liga de basquete do planeta. De fato, jogadores de todo o mundo sonham em fazer parte de um time da NBA, na esperança de conseguir contratos multimilionários que somente essas equipes podem pagar.

Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos listar os times mais valiosos da NBA. Os valores estão atualizados com os dados de 2019 e nos fornecem uma boa ideia da quantidade de dinheiro que essa liga movimenta. Confira!

7. Houston Rockets (US $ 2,3 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 7

O Houston Rockets foi colocado à venda em 2017 por US $ 2,2 bilhões e, dois anos depois, o time está avaliado em US $ 2,3 bilhões. A equipe fez uma ótima campanha na Conferência Oeste em 2018 e provavelmente competirá em alto nível nos próximos anos, dado o orçamento que desembolsou para manter os principais astros James Harden e Chris Paul no elenco.

Vale destacar que o Houston Rockets possui o sexto maior orçamento da liga referente à folha de pagamento dos jogadores, mas com o valor atual de mercado e a generosa receita da bilheteria dos seus jogos, o time ainda podem respirar e ter certeza de que estará financeiramente estável nos próximos anos.

6. Brooklyn Nets (US $ 2,35 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 6

Atualmente avaliado em US $ 2,35 bilhões, o Brooklyn Nets pode não ser muito popular como candidato ao título, mas ainda assim é financeiramente estável como franquia. De fato, os seus gestores esperam que a situação financeira positiva do time possa fazer com que eles consigam ficar em uma posição melhor nas tabelas dos próximos anos.

O futuro dos Nets parece ser ainda mais promissor se levarmos em conta a aquisição dos agentes livres Kyrie Irving e Kevin Durant durante a pré-temporada. Espera-se que isso aumente mais o valor da equipe e aumente o lucro com um valor superior à variação de 2% observada em relação ao ano passado.

5. Boston Celtics (US $ 2,8 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 5

O Boston Celtics tem sido muito consistente quando o assunto é situação financeira, mantendo o 5º lugar como o time de basquete mais rico da NBA. Atualmente, o time está avaliado em US $ 2,8 bilhões, um aumento de cerca de 12% em relação à avaliação do ano anterior.

A estabilidade da equipe é uma boa indicação da sua capacidade de prover jogadores e essa é uma das coisas que os agentes livres procuram durante o período que antecede a temporada. Com o orçamento que tem, o Boston Celtics está ansioso para dar início a uma temporada de reconstrução, depois de perder alguns de seus principais jogadores no passado recente.

4. Chicago Bulls (US $ 2,9 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 4

O Chicago Bulls pode até não ter sido considerado um grande candidato ao título nas últimas temporadas, mas ainda assim consegue ocupar uma honrosa 4ª colocação na lista dos times de basquete mais valiosos da NBA. Ainda que a participação dos fãs nos jogos tenha diminuído devido ao desempenho da equipe em quadra, o Bulls está avaliado em US $ 2,9 bilhões, um aumento de 10% em relação à avaliação do ano anterior.

Também vale destacar que os Bulls têm um lucro operacional de US $ 115 milhões, portanto, espera-se que os seus dirigentes façam mudanças que possam melhorar a equipe na próxima temporada.

3. Golden State Warriors (US $ 3,5 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 3

O investimento feito pelos proprietários Joe Lacob e Peter Guber nos últimos anos fez com que o Golden State Warriors se tornasse um time muito forte. Consequentemente, as vitórias trouxeram muito dinheiro. Atualmente avaliado em US $ 3,5 bilhões, o Warriors deixou recentemente a Oakland Arena e utilizará o Chase Center como sua casa na partir da próxima temporada, uma medida que garantiu contratos de patrocínios valiosos para a temporada, o que significa uma receita adicional de cerca de US $ 2 bilhões.

Essa franquia é uma das mais bem-sucedidas da história recente da NBA, provando que ela também tem um orçamento muito bom para manter estrelas como Steph Curry e Klay Thompson em seu elenco.

2. Los Angeles Lakers (US $ 3,7 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 2

A capacidade de contratar um astro como o Lebron James já mostra que o Los Angeles Lakers figura no escalão mais alto dos times de basquete mais ricos da NBA. para se ter uma ideia, o Los Angeles Lakers tem um lucro operacional de US $ 147 milhões anuais e atualmente está avaliado em US $ 3,7 bilhões. Os Lakers também são uma das equipes de maior sucesso na NBA, com 16 títulos em seus registros. Alguns dos melhores jogadores que o basquete já viu, incluindo Shaquille O’Neal, Earvin ‘Magic’ Johnson, Jerry West e Kobe Bryant também já jogaram pela equipe.

O Los Angeles Lakers ultrapassou a marca do US $ 1 bilhão em 2013 e desde então nunca mais regrediu financeiramente. Além disso, a receita anual do time aumentou dois dígitos em relação aos anos anteriores, tornando-o o segundo clube de basquete mais rico da NBA.

1. New York Knicks (US $ 4 bilhões)

descubra quais sao os times mais valiosos da nba 1

O New York Knicks ocupa o primeiro lugar como o time de basquete mais rico não só da NBA, mas de todo o mundo. Atualmente, o patrimônio dos Knicks está avaliado em US $ 4 bilhões, com um lucro operacional que gira na casa dos US $ 155 milhões anuais. Uma boa parte da fortuna do time está ligada aos investimentos bem-sucedidos feitos pela Madison Square Garden Company, empresa dona dos Knicks, que conseguiu aumentar seu valor de mercado em mais de 10% em relação ao ano anterior.

Além disso, vale destacar que uma média de 19.000 espectadores assistem a cada jogo dos Knicks. Como os ingressos da sua arena custam o dobro do preço médio dos ingressos dos outros times liga, isso acaba gerando ainda mais receita para a equipe. Outro ponto que merece destaque são os astros da NBA que foram trazidos para a equipe nos últimos anos, um investimento que está valendo a pena nos dias de hoje.

E você, já desconfiava da presença de algum time na lista? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!