A Lamborghini é uma montadora que ganhou notoriedade ao produzir alguns dos carros mais desejados do mundo. De fato, essa fabricante de veículos italiana costuma ser uma das marcas mais comentadas no mundo do automobilismo, sendo destaque em revistas e programas de televisão, como o Top Gear, sem falar na sua constante presença em artigos on-line, como este.

No entanto, mesmo que o mundo saiba exatamente o que é a Lamborghini e esteja ciente do quão popular essa marca é, ainda existem muitas coisas que as pessoas geralmente não sabem sobre a empresa. Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos listar sete fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a Lambo. Você vai ver que essa montadora tem muitos detalhes curiosos em sua história. Confira!

7. O seu logotipo possui raízes astrológicas

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 7

Sempre que uma marca se torna um verdadeiro sucesso global, o seu logotipo tende a tornar-se instantaneamente reconhecível, com pessoas de todo o mundo sabendo exatamente o que a empresa é simplesmente ao vê-lo. Esse é o caso da Lamborghini, com o touro icônico sendo algo que todos associam instantaneamente à marca.

No entanto, tal desenho não foi fruto de uma decisão totalmente aleatória de transformar um touro no logotipo do carro. Na verdade, o criador da montadora, Ferruccio Lamborghini, era do signo de Touro, o que o fez decidir incorporar o animal ao logotipo de sua empresa.

6. O seu primeiro carro não tinha o motor pronto quando foi apresentado oficialmente ao público

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 6

Os carros da Lamborghini são famosos por seus incríveis motores, sendo estes sempre um dos aspectos mais importantes do grande desempenho nas pistas que confere popularidade à marca. No entanto, o seu primeiro carro mostrado ao público não tinha sequer um motor.

O Lamborghini 350 GTV foi lançado em 1966 no Salão Automóvel de Genebra e, embora os outros carros em exibição mostrassem seus motores, o 350 GTV não oferecia isso. A razão para isso era simples: não havia um motor pronto para mostrar. Enquanto a carroceria do carro já estava pronta e devidamente em exibição, havia retoques finais que ainda precisavam ser feitos no motor. Daí o motivo da sua ausência na exibição.

5. Ela tem uma grande parceria com a Pirelli

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 5

Quem já teve a oportunidade de dirigir um carro da Lamborghini sabe muito bem que os pneus dos veículos dessa montadora são muito bons. O que pouca gente sabe é que isso não é por uma questão de sorte ou simplesmente por acaso, mas sim o resultado de uma parceria muito boa que a Lambo compartilha com a Pirelli.

A Lamborghini e a Pirelli têm um acordo fantástico estabelecido entre eles, o mantém os dois fiéis ao seus ideais em comum. Sendo assim, todos os carros fabricados pela Lamborghini são equipados com os pneus Pirelli. Em troca, a Pirelli se compromete a utilizar as suas melhores tecnologias nos pneus fornecidos à Lambo. O vínculo entre eles é tão duradouro que a Lamborghini já chegou a produzir uma versão especial do popular Lamborghini Aventador dedicado especialmente à empresa Pirelli.

4. Um dos seus carros mais famosos teve o design inspirado em besouros

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 4

Embora a elaboração do design dos carros possa parecer um processo aleatório para muitas pessoas, a verdade é que isso costuma ser algo cujo planejamento exige um tempo incrivelmente longo, sendo que em muitos casos os designers acabam se inspirando em coisas bastante estranhas.

O Lamborghini Aventador é o exemplo perfeito disso, pois embora seja incrivelmente popular, pouca gente sabe que o seu design foi quase que totalmente inspirado na anatomia de um besouro, com a forma e a estrutura do carro sendo enquadradas de maneira semelhante. A razão por trás disso está na aerodinâmica que esse design apresenta, que por sua vez permite um melhor desempenho nas pistas.

3. A Lamborghini iniciou as suas atividades com a fabricação de tratores

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 3

A marca Lamborghini costuma ser muito associada a supercarros incríveis que estão entre os mais rápidos do mundo. No entanto, para algumas criações da Lamborghini, a velocidade e o alto rendimento nas pistas de corrida nem sempre é a coisa mais importante. Na verdade, a empresa começou como uma fabricante de tratores, sendo a empresa Lamborghini Trattori a grande responsável por tornar Ferruccio Lamborghini um homem rico e bem-sucedido.

Com a fortuna adquirida, Ferruccio resolveu comprar várias Ferraris. No entanto, ele descobriu que esses veículos estavam apresentando problemas na embreagem, o que o fez confrontar o próprio Enzo Ferrari para obter uma substituição. Com a persistência dos problemas nos carros da Ferrari, Ferruccio decidiu dar inicio à fabricação de carros por sua própria conta, fundando a Lamborghini como conhecemos em maio de 1963.

2. O seu fundador tinha um vasto conhecimento em mecânica

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 2

Outro fato de que muitas pessoas não sabem é que Ferruccio Lamborghini também era um mecânico incrível, não dando para outras pessoas os trabalhos que ele tinha  a total capacidade de fazer. Por causa disso, ele acabou ganhando uma reputação de mestre em mecânica e, enquanto estava na Marinha, certamente colocou em prática as suas habilidades quando ficou isolado na ilha de Rodes, onde fabricava armas.

Ferruccio Lamborghini tinha uma notável habilidade de criar armas e máquinas a partir de peças de reposição que ele conseguia encontrar em vários locais inusitados, até mesmo em lixões! Com todo esse olhar aguçado e uma mente extremamente criativa, Ferruccio meio que conseguiu provar ser um Tony Stark da vida real.

1. Alguns dos seus carros são usados como viaturas na Itália e em Dubai

coisas que voce nao sabia sobre a lamborghini 1

Os carros de polícia tendem a ser veículos ágeis e rápidos, o que faz todo sentido, afinal de contas, o trabalho que eles exercem pode levá-los a emergências que exigem a chegada em um local definido o mais rápido possível, além da necessidade de serem rápidos em qualquer perseguição em potencial.

Só que, ainda que praticamente todas as viaturas de polícia ao redor do mundo sejam rápidas, nenhuma delas conseguem ser tão ágil e veloz como as Lamborghinis que são utilizadas pelas polícias da Itália e de Dubai. Na Itália, os carros são usados para entregar transplantes de órgãos aos pacientes, pois como são extremamente rápidos, podem fazer o serviço proposto em tempo recorde. Já no caso da polícia de Dubai, a força policial local usa o Aventador como uma espécie de agente de relações públicas para aprimorar o marketing da cidade.

E você, já conhecia esses detalhes da história da Lamborghini? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!