Curiosidades, História

É verdade que Napoleão Bonaparte era baixinho?

É verdade que Napoleão Bonaparte era baixinho?

No início do século XIX, Carlos IV, rei da Espanha, decidiu encomendar os trabalhos do artista proeminente Jacques-Louis David para comemorar a bem-sucedida campanha de Napoleão Bonaparte contra a Áustria na Batalha de Marengo com uma pintura. O trabalho final de David, intitulado “Napoleão cruzando os Alpes”, de 1801, retrata o general sentado em um cavalo garanhão em um penhasco rochoso. Seus cabelos e capa ondulam teatralmente ao vento enquanto ele olha severamente para o espectador e gesticula em direção ao cume, aparentemente convocando suas tropas.

Quando Napoleão Bonaparte viu esse retrato arrojado, ele ficou tão lisonjeado com o resultado final que encarregou David de pintar mais três da mesma maneira. De fato, Napoleão não era estranho à propaganda. Ele sabia o tamanho da importância de moldar, se não ampliar, a sua reputação, de modo que entre seus esforços, ele até chegou a censurar a imprensa francesa enquanto era imperador.

No entanto, havia um aspecto particularmente “incômodo” de seu legado que nem mesmo o próprio Napoleão conseguia controlar: os rumores que davam conta de que ele era baixinho. O boato foi muito divulgado durante a sua vida e persistiu séculos após sua morte. De fato, em pleno século século 21, algumas pessoas não ser capazes de dizer exatamente por que Napoleão era tão importante, mas geralmente têm a ideia de que ele era baixo. O problema é que Napoleão não era tão baixo assim, pelo menos não como muita gente pensa.

Analisando a altura de Napoleão com base em obras de arte

Embora Napoleão fosse comumente chamado de “Le Petit Caporal” (traduzido como “O Pequeno Cabo” em português), tal apelido não foi concebido como um reflexo de sua estatura. Na verdade, ele foi criado como um termo de afeto por parte dos seus soldados. De fato, muitas pinturas francesas contemporâneas, incluindo o retrato equestre de David, sugerem que o general não era baixo, mas de estatura média.

No quadro “Napoleão cruzando os Alpes”, o imperador francês parece ser proporcional ao seu cavalo, embora não haja outras figuras humanas próximas a quem o espectador possa se referir. Os outros retratos de David sobre Napoleão também não oferecem muitas pistas a título de comparação. Na majestosa pintura “A Coroação de Napoleão”, de 1807, a plataforma em que Napoleão coroa sua esposa desafia qualquer comparação com outras figuras, enquanto que a pintura “O imperador Napoleão em seu estudo nas Tulherias”, de 1812, representa o sujeito sozinho em uma mesa.

Desse modo, podemos concluir que as obras de artistas contemporâneos mostram-lhe praticamente da mesma forma, esteja ele sozinho ou sentado, o que não ajuda muito na análise da sua altura. No entanto, uma obra de um aluno de David chamado Antoine-Jean Gros, oferece um grupo de figuras no mesmo plano que pode ser usado como comparativo de altura com o general.

Essa obra de arte, denominada “Bonaparte visitando as vítimas da peste de Jafa”, de 1804, representa um episódio de sua campanha egípcia na qual ele visitou suas tropas atingidas pela peste em um hospital improvisado. Ao tocar uma das vítimas, Napoleão se sobressai  entre os homens ao seu redor, que seguram lenços em seus rostos. Na pintura, ele não parece apenas heroico, mas também mediano em termos de estatura, pois todos os homens que estão perto dele parecem ter a mesma altura.

Os cartunistas ingleses e a popularização do “Napoleão baixinho”

Diferentemente dos artistas franceses, os ingleses não eram tão generosos com a altura de Napoleão. De fato, muitos artistas da Inglaterra descreviam Napoleão como um verdadeiro “tampinha”. Por volta de 1803, o célebre cartunista James Gillray apresentou o personagem “Little Boney”, que lembrava um Napoleão com traços infantis. Em um dos seus trabalhos, Napoleão também é mostrado no meio de uma birra, sacudindo móveis e gritando desesperadamente.

Muitos especialistas sugerem que Gillray tirou sarro de Napoleão através da sua suposta pequenez, por meio da qual Napoleão era representado usando botas enormes e tentando falar grosso sob um enorme chapéu bicorne que fazia o seu corpo inteiro parecer ainda menor, sem falar nas vezes em que ele era retratado puxando uma espada de uma bainha pesada que se arrastava pelo chão enquanto caminhava.

Outro cartunista inglês, Isaac Cruikshank, chegou a retratar um Napoleão irritado que tinha aproximadamente a metade da altura da sua esposa e das suas tropas. Sendo assim, a ideia de um Napoleão baixinho tornou-se o padrão para representar o imperador nos jornais ingleses, de modo que muitos historiadores acreditam que foi a imprensa inglesa a grande responsável em espalhar o rumor de que Napoleão Bonaparte era um homem de baixa estatura.

Então, qual era a verdadeira altura de Napoleão Bonaparte?

Embora a representação de Napoleão por parte dos ingleses fosse exagerada, há uma certa verdade na representação do cartunista Isaac Cruikshank, já que Napoleão era significativamente mais baixo que suas tropas. Várias fontes observam que seus guardas de elite eram mais altos que a maioria dos franceses, o que fazia com que Napoleão parecesse mais baixo do que realmente era.

No entanto, as interpretações da certidão de óbito de Napoleão estimam que sua altura girava em torno de 1,58 a 1,7 metros. Essa discrepância é frequentemente explicada pela disparidade entre a polegada francesa do século XIX, que era de 2,71 cm, enquanto que a medida atual da polegada é de 2,54 cm. As fontes mais confiáveis estimam que Napoleão provavelmente estava mais próximo de 1,68 ou 1,7 metros. Sendo assim, Napoleão apresentava uma altura típica no século XIX, quando a maioria dos franceses tinha entre 1,58 a 1,68 metros de altura.

Desse modo, podemos concluir que Napoleão não era “baixinho”, mas um homem de estatura média. Embora o atestado de óbito de Napoleão pareça sugerir que ele provavelmente era mais alto que o francês típico do século XIX, foram os cartunistas ingleses, o seu apelido e outros boatos da época os responsáveis em deixar uma impressão duradoura de que o imperador era baixo. Curiosamente, essa é uma impressão tão duradoura que continuou tão forte no século XXI que nenhuma pintura heroica de Jacques-Louis David conseguiu desfazer.

E você, já tinha ouvido falar que Napoleão Bonaparte era baixinho? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: