Não é raro ir ao supermercado e ver nas prateleiras que há suco e também néctar. Entretanto, na hora de comprar é normal que fiquemos confusos… Afinal, qual a diferença entre néctar e suco?

Pois bem, existem inúmeras diferenças entre néctar e suco e elas não ocorrem apenas nos ingredientes como também no preço. Falando em propriedades nutricionais, a maior diferença está no teor de quantidade de polpa da fruta na bebida. O suco é – ou deveria ser – composto por 100% de fruta natural e não deve ter corantes nem aromas artificiais, tendo no máximo 10% de açúcar adicionado ao seu volume total.

PhotoPictureResizer 191001 233110337 crop 1920x1152

É claro, existem excessos a regra. Sucos de frutas tropicais podem ter sua polpa diluída em água potável na proporção mínima de 35% de polpa, sendo que a porcentagem varia de acordo com a fruta em questão. Agora, vamos falar do néctar. Este possui uma menor concentração de suco que varia entre 20% e 30% no total e pode receber aditivos como corantes, conservantes, açúcar, adoçantes e outros ingredientes.

Produção

O suco de fruta deve ser feito espremendo o fruto mecanicamente com aplicação de calor ou de solventes, assim resultando 100% de sumo da fruta sem mais nada adicionado. 100% de suco de fruta é uma forma saudável de complementar sua alimentação para ter uma dieta equilibrada. Dependendo da fruta você terá acesso a inúmeras vitaminas e minerais em diferentes combinações, assim melhorando seu sistema imunológico e protegendo você de inúmeras doenças. No Brasil, só é permitido utilizar o nome ‘suco’ quando o produto tiver pelo menos 50% da popa da fruta – a parte comestível. Já o néctar é mais doce e só precisa de 20% a 30% da polpa, o que o torna menos saudável.

Também existe ainda um terceito nome chamado refresco, este possui ainda menos polpa de fruta e esta porcentagem depende do fruto escolhido. No caso do maracujá, é preciso ter 6%, no de limão 5% e assim sucessivamente. Caso você queira falar de saúde, o suco é sempre a melhor e mais rica opção devido a sua quantidade de vitaminas e sais minerais.

Dúvida na hora de comprar

Com tantas opções é difícil não ficar confuso no mercado, entretanto o Ministério da Agricultura nos ajuda nesta situação de aperto. Isso porque obriga os fabricantes a informarem em suas embalagens se o produto é suco, néctar o refresco. Além disso, você também consegue ver a porcentagem de polpa natural que há em cada produto, até mesmo refrigerantes como Fanta Laranja ou Sukita precisam trazer essa informação para o público consumidor. Mas sempre que puder, aposte no suco integral e busque nas embalagens pelo número 100%. Sua saúde com certeza irá agradecer… Há, passe longe das bebidas em pó para diluir em água, estas possuem excesso de sódio e ainda é nutricionalmente muito pobre.

Você sabia disso? Comente!