Dirigir carros de corrida é uma experiência sempre emocionante, esteja você ao volante ou simplesmente segurando um controle de videogame. Com os avanços gráficos dos últimos anos, os jogos de corrida ficaram muito bons em termos de realismo, passando a incluir vários detalhes minuciosos dos veículos, das pistas e das ambientações ao redor.

Além disso, os carros dos jogos da geração atual levam em consideração fatores como a distribuição de peso, a sensação de direção, o desempenho dos freios, entre outras coisas. Curiosamente, os jogos de corrida modernos também podem formar pilotos reais. No ano passado, um jogador profissional de 23 anos do iRacing GT3 venceu um ex-piloto de Fórmula 1 em uma corrida individual. Ou seja, as habilidades que você aprende nesses jogos podem ser muito úteis na vida real.

Pensando nisso, nós do TriCurioso resolvemos dar uma olhada nos principais jogos de corrida com gráficos realistas que podem ser jogados nos consoles dessa geração. Você vai ver que o realismo nunca esteve tão evidente nos games focados em corridas. Confira!

7. Project Cars 2

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 7

Project Cars 2 é um jogo de simulação de corridas feito pela Slightly Mad Studios. O jogo inclui um total de 140 layouts de pista, mais de 50 autódromos e 189 carros para escolher. No entanto, o que realmente torna o Project Cars 2 um jogo de corrida ultra-realista é o fato de que a Slightly Mad Studios desenvolveu um sistema chamado LiveTrack 3.0, que altera as condições da pista com base em condições ambientais orgânicas, como chuva e aderência da pista.

Na prática, isso significa que a chuva causará aquaplanagem e a superfície da pista ficará com borracha escorregadia ao longo do tempo por causa do tráfego intenso. Assim como acontece com um carro de corrida real, o jogador precisa ajustar as suas habilidades com base nas mudanças situacionais. E aí, pronto para testar suas habilidades?

6. Ride 3

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 6

Ride 3 é um jogo de corrida de motocicletas desenvolvido pela Milestone. A Milestone é uma desenvolvedora de games italiana conhecida pelo desenvolvimento de jogos de corrida, sendo que o Ride 3 é um dos seus melhores trabalhos em termos de jogabilidade e gráficos.

O jogo apresenta mais de 230 motos e 30 pistas de corrida. Os desenvolvedores fizeram o uso de tecnologias de digitalização por drones e fotogrametrias para mapear pistas de corrida mundialmente famosas. Se você gosta de corridas de moto, Ride 3 é a escolha perfeita para dar uma volta relaxante em várias pistas espalhadas pelo mundo.

5. DiRT Rally

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 5

O DiRT Rally é um jogo de corrida focado nas competições de rally que foi desenvolvido e publicado pela Codemasters nos PCs e nos principais consoles da geração. O DiRT Rally foi tão bem recebido que costuma ser considerado o melhor jogo de rally de todos os tempos, tanto por jogadores quanto pela mídia especializada.

Dito isto, vale destacar que este não é um jogo cuja jogabilidade envolve simplesmente espremer os botões do controle como os games no estilo Mario Kart. A franquia Dirt é conhecida por ser muito desafiadora, punindo os jogadores que cometem erros sucessivos. Por exemplo, dependendo da gravidade de uma colisão, o radiador pode superaquecer e os pneus podem estourar rapidamente, até porque se trata de um jogo focado na simulação.

4. Gran Turismo 6

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 4

Gran Turismo 6 é um jogo de corrida desenvolvido pela Polyphony Digital e publicado na plataforma Playstation. Esse foi o primeiro game a ter conteúdo oficialmente certificado pela Federação Internacional de Automobilismo, que é o órgão governante do esporte a motor em todo o mundo.

Segundo os desenvolvedores, os jogos da franquia Gran Turismo são projetados especificamente para simular a aparência e o desempenho dos seus veículos reais no jogo. De fato, a prova de que eles fizeram um ótimo trabalho é que a franquia Gran Turismo continua sendo uma das mais populares de todos os tempos.

3. Forza Horizon 4

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 3

O Forza Horizon 4 é um jogo de corrida em mundo aberto, produzido pela Playground Games e publicado pela Microsoft Studios. A franquia Forza já é conhecida entre o público por levar o realismo muito a sério, mas o Forza Horizon 4 consegue se destacar ainda mais por conta do seu estilo de jogo bastante intuitivo e seu mundo cheio de detalhes esperando para ser explorados. Esse jogo também ganhou notoriedade entre os críticos por ter trilhas realistas, mudanças sazonais e um excelente modo online.

Para deixar o jogo o mais real possível, os seus desenvolvedores capturaram dados de centenas de carros reais e visitaram trilhas em todo o mundo. Eles também testaram alguns carros na vida real e compararam com a experiência no jogo para ajustar os níveis de realismo. Desde o Hoonican Mustang de Ken Block, o carro elétrico Rimac C_Two e até os carros LEGO, há um número absurdo de maneiras de liberar o seu instinto de velocidade interior com o Forza Horizon 4.

2. F1 2019

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 2

O F1 2019 é o jogo de corrida oficial dos Campeonatos Mundiais de Fórmula 1 e Fórmula 2. Por apresentar grandes melhorias nos gráficos e na jogabilidade, o game é, de acordo com a equipe de desenvolvimento da Codemasters, o lançamento mais ambicioso da história da empresa, levando um total de 2 anos para ser concluído.

Este jogo fornece uma visão realista de como é ser um piloto de corrida na F1. No modo carreira, você pode selecionar qual equipe da F2 você deseja fazer parte. Assim, de acordo com os seus resultados, o jogador pode se graduar para chegar na Fórmula 1. Como nas corridas de F1 reais, os pilotos podem até conseguir patrocínios, então espere ver alguns decalques de carros interessantes.

1. Forza Motorsport 7

jogos de corrida com graficos realistas que todo mundo deveria jogar 1

O Forza Motorsport 7 é o décimo título da franquia Forza, desenvolvida pela Turn 10 e publicada pela Microsoft Studios. Ao contrário dos jogos Horizon da franquia, que têm uma pegada mais arcade, a série Forza Motorsport se concentra mais no realismo e na física do automóvel, ao mesmo tempo em que mantém toda a diversão da jogabilidade desenvolvida através da obtenção de dados dos carros da vida real.

Os gráficos são gerados na resolução 4K e contam com recursos visuais impressionantes. Na prática, é possível ver detalhes bastante minuciosos, como a luz do sol e os reflexos das gotas de chuva batendo no para-brisa. Além disso, os carros apresentam visuais mais bonitos do que nunca e com o modo “Forzaview” do jogo você pode vê-los mais de perto com um grande detalhismo. Ou seja, se você gosta de carros, é quase impossível não gostar do Forza Motorsport 7.

E você, já chegou a jogar algum desses games? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!