Embora exista uma grande possibilidade de você ser uma pessoa jovem de pele pura, suave e sem manchas, você já deve saber muito bem que, à medida que envelhecemos, a pele tende a ficar cada vez mais enrugada. No entanto, a indústria dos produtos antienvelhecimento gera mais de US $ 50 bilhões a cada ano, portanto, proteger a pele contra rugas e outros sinais de envelhecimento é claramente algo que preocupa uma grande parte da população.

Ainda assim, uma questão continua pertinente: afinal de contas, por que o corpo humano não é capaz de manter a mesma integridade com o passar do tempo? O que inevitavelmente leva as pessoas a desenvolver rugas à medida que envelhecem?

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar alguns tópicos que ajudam a explicar por que o nosso corpo não consegue preservar uma pele macia e sem manchas pelo resto da vida.

A composição da pele

por que a pele fica enrugada a medida que envelhecemos 1

Antes de abordarmos as ameaças à nossa pele e as causas por trás dos sinais do envelhecimento, é importante entendermos melhor essa estrutura fundamental que reveste o nosso corpo. Para começar, a pele é o maior órgão do corpo humano e é mais formalmente conhecida como “sistema tegumentar”. Esse sistema cobre todo o corpo (com exceção de certas membranas mucosas expostas ao ambiente externo) e desempenha um papel importante na imunidade, bem como na regulação da temperatura, sensibilidade, entre outros.

Nossa pele é composta por três camadas básicas: epiderme, derme e hipoderme. A hipoderme é a camada mais baixa da pele e é constituída principalmente células adiposas, vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo frouxo. É também nessa região que as raízes dos folículos capilares estão localizadas.

A derme é a camada intermediária da pele, situada entre a hipoderme e a epiderme. A camada da derme consiste em tecido conjuntivo irregular, nervos, vasos sanguíneos, folículos capilares, colágeno e fibras elásticas. Mais especificamente, a derme contém mastócitos, fibroblastos e macrófagos. Essa também é a região da pele com mais terminações nervosas relacionadas à sensação, incluindo temperatura e pressão.

No caso da epiderme, a maioria das células encontradas nessa região são queratinócitos, que formam conexões com os nervos abaixo da superfície da pele. Há também melanócitos e várias outras células especializadas em pequenos números. A epiderme serve como a principal junção para qualquer resposta imune da pele, bem como para a transferência de líquidos através da barreira cutânea. Esta seção da pele é composta por camadas de células achatadas, cuja profundidade pode resultar em uma pele “grossa” ou mais “fina”.

Envelhecimento intrínseco

por que a pele fica enrugada a medida que envelhecemos 3

Nossos corpos são máquinas complexas, mas como acontece com qualquer máquina, elas se desgastam com o tempo e tendem a apresentar um desempenho inferior em comparação a sua eficiência máxima. Quando somos jovens, nossa epiderme é saudável e cheia de vida, em grande parte devido à presença de colágeno, elastina e glicosaminoglicanos. Esses três compostos fornecem firmeza, elasticidade e hidratação, que são a chave para suavizar a pele que se recupera toda vez que você sorri ou franze a testa.

No entanto, à medida que você envelhece, a oferta desses compostos diminui. A partir dos 20 anos, o corpo tender a produzir uma quantidade menor de colágeno (cerca de 1% a menos a cada ano), o que pode diminuir a espessura da camada celular achatada, levando a uma pele mais fina. Além disso, também é produzida menos elastina, fazendo com que sua pele seja menos capaz de se recuperar quando for puxada ou esticada.

Menos glicosaminoglicanos também significa que a pele fica menos capaz de se manter hidratada, enrugando-a mais facilmente. Também vale destacar que os depósitos de gordura na hipoderme diminuem com o tempo, gerando menos suporte para as camadas superiores da pele. Na prática, isso pode levar ao desenvolvimento de uma pele mais solta ou flácida, que por sua vez tornará mais evidente o aparecimento de rugas.

Em resumo, não importa o quanto você lute para se defender contra o envelhecimento intrínseco, ele é um processo universal que afeta a todos, mas seus efeitos são relativamente mínimos. Quando exacerbados pelo envelhecimento extrínseco, no entanto, os sintomas do envelhecimento intrínseco podem ser muito mais evidentes.

Envelhecimento extrínseco

por que a pele fica enrugada a medida que envelhecemos 2

Embora você não possa fazer muito para evitar o envelhecimento intrínseco, o envelhecimento extrínseco é amplamente determinado pelo estilo de vida e pelas escolhas pessoais. Fatores ambientais ou externos podem ter muito mais impacto na aparência geral do que o envelhecimento natural descrito acima. Alguns dos elementos mais comuns do envelhecimento extrínseco incluem tabagismo, exposição a agentes nocivos e toxinas na pele.

Por exemplo, se você fuma, o ingrediente ativo dos cigarros (nicotina) causará um estreitamento dos vasos sanguíneos abaixo da superfície da pele. Consequentemente, isso reduzirá a entrega de oxigênio e outros nutrientes importantes para o corpo, levando a uma flacidez da pele muito mais cedo do que a pele solta característica do envelhecimento intrínseco.

A exposição a toxinas, como poluição, também pode afetar negativamente a saúde da pele. Nadar ou tomar banho regularmente em água impura ou expor a pele constantemente a poluentes atmosféricos também pode causar microinflamações na pele, que o corpo tentará remediar. Nesse caso, a solução do corpo pode se resumir à remoção do excesso de colágeno através da atividade enzimática, levando a um desenvolvimento muito mais rápido das rugas.

No entanto, a causa mais comum das rugas é a exposição aos elementos naturais, especialmente à luz solar. A radiação UV da exposição ao sol pode levar a uma série de problemas, incluindo câncer, manchas solares e sardas. Mais importante, ela pode acelerar o declínio do colágeno, elastina e glicosaminoglicanos, deixando a pele com aparência áspera, descolorida, seca, solta e profundamente enrugada.

Maneiras de prevenir rugas

por que a pele fica enrugada a medida que envelhecemos 4

A forma mais eficaz de prevenir as rugas é evitar a exposição excessiva ao sol. Embora uma certa quantidade de luz solar seja essencial para manter os níveis saudáveis de vitamina D, a exposição excessiva à radiação UV sem proteção pode causar queimaduras solares, além de danos nos tecidos profundos no nível celular, aumentando as chances de um envelhecimento prematuro ou até mesmo o desenvolvimento de câncer.

Manter a pele hidratada também é essencial. Usar cremes hidratantes de boa qualidade é uma excelente forma de diminuir a aparência das rugas e garantir que a pele tenha todos os nutrientes e umidade necessários. Comer uma dieta saudável rica em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios também é uma ótima maneira de contribuir para a saúde do tecido, aumentando a elasticidade e promovendo a produção de colágeno.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!