Os camelos são os animais mais icônicos dos desertos. Mesmo sob as condições adversas do ambiente árido, essas criaturas fornecem transporte, nutrição e matéria-prima para roupas e abrigo. Para se ter uma ideia, os camelos podem transportar cargas mais pesadas em distâncias curtas do que os grandes elefantes!

Capazes de viajar entre 40 e 48 quilômetros por dia, os camelos não costumam levar os seus passageiros ao destino com muita rapidez, mas talvez o mais importante seja o fato de que, mesmo sob condições de calor intenso, eles nunca se esgotam ao longo do caminho.

No entanto, o que mais chama a atenção nos camelos é a sua admirável capacidade de sobreviver por longos períodos sem precisar beber água. De fato, isso é tão surpreendente que levou muita gente a acreditar que esses animais armazenam água nas suas corcovas salientes. No entanto, isso não passa de um mito.

Ao longo desse artigo, nós vamos explorar alguns tópicos que ajudam a explicar o modo como os camelos conseguem reter a água em seus corpos.

Os camelos armazenam água em seus corpos?

as corcovas dos camelos armazenam agua 1

Uma corcova cheia de água até poderia ser útil para a vida de um camelo, mas na verdade essas protuberâncias armazenam gordura. Esse estoque de gordura seria como um galão de gasolina guardado no bagageiro do seu carro. Assim, quando a comida e a água se tornam escassas, o camelo extrai energia desse monte de gordura. De fato, quanto mais um camelo fica sem comer ou beber, mais visivelmente as corcovas se esvaziam. Ao obter água e comida adequadas, as corcovas voltarão a ficar “cheias” em questão de dias.

Então, onde os camelos armazenam água extra? Bem, esse “armazenamento” ocorre principalmente no sangue e em outros lugares em que há fluidos. Na prática, não há nenhuma “região central de armazenamento de água” no corpo de um camelo. O que permite que os camelos sobrevivam em ambientes desérticos é principalmente o fato desses animais serem muito eficientes no uso da água. De fato, eles são tão eficientes que, em climas mais amenos, um camelo pode obter toda a água que precisa simplesmente ao comer uma planta.

Além disso, seus corpos conservam a água de quase todos os modos imagináveis. Por exemplo, quando fazem xixi, sua urina contém muito pouca água, sendo mais uma substância pastosa que tem aproximadamente a consistência de um xarope. Por outro lado, as fezes saem quase completamente secas e podem ser usadas imediatamente pelos seres humanos como uma espécie de combustível para fogueiras ou algo semelhante. Para efeito comparativo, a matéria fecal humana normalmente é composta por cerca de 75% de água.

A eficiência do corpo do camelo

as corcovas dos camelos armazenam agua 2

Uma das coisas que leva a maioria dos animais a perder água, principalmente em ambientes áridos, é a respiração. Os camelos não são exceção nesse quesito, mas o que surpreende é que o seu sistema respiratório é muito mais eficiente do que o da maioria dos animais terrestres. Suas narinas têm um mecanismo que basicamente “prende” a umidade do ar antes de expirá-lo. Consequentemente, essa umidade é então devolvida aos seus fluidos corporais.

Um outro fator que faz com que a maioria dos mamíferos perca água em áreas quentes é o suor. No entanto os camelos não precisam suar muito para se refrescar. Na prática, há várias coisas que contribuem para isso, mas a mais impressionante delas é o fato de que a temperatura do corpo do camelo pode variar confortavelmente sem apresentar efeitos colaterais muito negativos.

Seus corpos também são muito bem equipados para manter o calor à distância. Depois de uma noite fria no deserto, a temperatura corporal de um camelo tende a ficar em torno de 22ºC. Dado o seu grande tamanho e a capacidade de seu corpo em manter o calor, leva um tempo até que a temperatura suba novamente. Portanto, em alguns casos, os camelos podem não precisar suar durante um determinado dia, dependendo da temperatura ambiente e do quanto eles estão trabalhando.

A incrível capacidade de aproveitar cada gota de água possível

as corcovas dos camelos armazenam agua 3

Os camelos também podem perder uma porcentagem maior de seus fluidos corporais sem prejudicar sua saúde. Por exemplo, seres humanos desidratados geralmente morrem se perderem mais de 15% de seu peso em fluidos corporais. Os camelos, por outro lado, podem chegar a perder quase 40% do peso de seus fluidos corporais antes que as condições se tornem fatais. Os camelos conseguem até suar com eficiência. Eles não apenas transpiram a uma taxa mais baixa que a nossa, mas o suor evapora sob o seu pelo, promovendo um melhor resfriamento!

Essas adaptações são devidas, em parte, ao formato das células sanguíneas dos camelos. Ao contrário das células sanguíneas humanas em forma de disco, os camelos têm células elípticas. Consequentemente, essas células promovem um melhor fluxo sanguíneo, permitindo que as células continuem se movendo mesmo com a interrupção da ingestão de água. Além disso, o volume de sangue dos camelos não diminui quando os níveis de água caem, como ocorre nos seres humanos.

Tudo isso resulta no fato de que os camelos podem passar de duas a três semanas em um ambiente desértico, sem precisar beber água. Por outro lado, se um camelo estiver sendo usado como um meio de transporte e estiver carregando muito peso, ele poderá passar “apenas” três ou quatro dias nesse tipo de ambiente sem precisar absorver água.

Ou seja, assim como um turista econômico consegue tirar o máximo proveito do café da manhã que é oferecido como cortesia em hotéis e pousadas, os camelos aproveitam ao máximo a sua recompensa líquida quando alcançam um oásis. Eles se reidratam mais rápido que qualquer outro mamífero, sendo capazes de engolir 113 litros de água em apenas 13 minutos, afinal de contas, um sábio camelo sabe que o próximo pit stop só virá depois de uma caminhada longa e seca debaixo do sol escaldante do deserto.

Os camelos são seres realmente incríveis, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!