No trabalho, você pode pensar que não pode passar mais do que algumas horas sem água e comida. No entanto, a verdade é que os seres humanos podem passar muito tempo sem comer algo, desde que estejam muito bem hidratados.

De fato, existem vários fatores que determinam quanto tempo um ser humano pode sobreviver sem comida e água, o que leva muita gente a se perguntar qual seria o seu “recorde de sobrevivência”. Na prática, o seu peso corporal, sua saúde geral e o clima também contribuem para o cenário. No entanto, a resposta para a pergunta desse post não é fácil de ser respondida, pois depende do tipo de pessoa e a situação na qual ela se encontra.

Ainda assim, nós vamos dar uma boa olhada nesses fatores ao longo deste artigo, ao mesmo tempo em que analisamos o que poderia acontecer com seu corpo caso você ficasse sem água e comida por um longo período de tempo.

Vivendo sem comida

quanto tempo um ser humano consegue viver sem agua e comida 1

A questão envolvendo quanto tempo você pode ficar sem comer depende de muitos fatores. Curiosamente, vontade e determinação definitivamente desempenham um papel importante, pois sabe-se que muitos prisioneiros políticos e líderes religiosos já chegaram a ficar em jejum por semanas. O nacionalista indiano Mahatma Gandhi, por exemplo, jejuou por 21 dias, quando tinha 70 anos. Além disso, muitas pessoas perdidas na natureza também já conseguiram sobreviver por longos períodos de tempo sem comer.

Medicamente falando, a maioria dos médicos concorda que humanos saudáveis podem sobreviver até oito semanas sem comida, desde que tenham água em abundância. Ser forte e ter uma boa forma física pode ajudá-lo a sobreviver por mais tempo, mas uma gordura corporal extra também seria bem-vinda, pois o corpo armazena a energia necessária para viver na forma de gordura, carboidratos e proteínas.

Os carboidratos são a primeira coisa a ser consumida sem a ingestão de mais alimentos. A gordura é a segunda, o que explica por que as pessoas com maiores quantidades de gordura poderiam sobreviver por mais tempo. Além disso, o metabolismo também desempenha um papel importante, pois ele é o que converte a comida em energia. Assim, se você tiver um metabolismo lento, você queimará mais lentamente a energia dos alimentos e poderá demorar mais tempo sem repor essa carga energética.

Curiosamente, o clima também é um fator determinante. A má notícia é que tanto o clima frio quanto o quente não são bons se você não tiver comida. A “boa” notícia é que o calor e o frio extremos podem matá-lo de outras maneiras antes que você tenha a chance de morrer de fome. Mas, em termos de viver sem comida, o calor significa uma desidratação mais rápida, enquanto que o frio significa que mais energia deverá ser queimada para manter a temperatura do corpo nos aconchegantes 37 graus Celsius.

Vivendo sem água

quanto tempo um ser humano consegue viver sem agua e comida 2

Agora que estabelecemos que a comida é algo que podemos viver sem por um período de tempo razoável, podemos ver que viver sem água é muito diferente de viver sem comida. Para se ter uma ideia, em condições quentes, a desidratação pode ocorrer dentro de uma hora. Um bebê trancado em um carro quente ou alguém com excesso de esforço físico sem repor líquidos podem realmente morrer em um espaço de horas.

Na prática, nós perdemos água através do suor, urina, fezes e até através da respiração. Consequentemente, essa água precisa ser reposta para que nossos órgãos continuem funcionando corretamente. Em calor intenso, um adulto pode perder até 1,5 litros de água apenas com o suor, sem falar que o principal risco de ficar sem água em altas temperaturas é que a temperatura do seu corpo pode continuar a subir ao ponto de causar insolação.

Agora, de volta à pergunta em questão: quanto tempo você poderia ficar sem água? Bem, supondo que esteja em um ambiente razoavelmente agradável e com condições ideais (ou seja, sem calor ou frio exagerado) um ser humano provavelmente poderá viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. Algumas pessoas ainda mais saudáveis e em condições altamente favoráveis poderiam viver um ou dois dias a mais, porém essa marca é muito difícil de ser alcançada.

É importante deixar claro que isso não é algo que você deve testar! Embora as pessoas possam jejuar ou tentar limpar o corpo sem a ingestão de alimentos, você nunca deve ficar sem beber água por mais de um dia! Muitos nutricionistas recomendam beber cerca de oito copos de água por dia, embora ainda haja um certo debate sobre esse número. Alguns médicos dizem que um pouco menos já é suficiente, enquanto outros dizem que o número deve estar perto dos 10 copos ou mais.

Quebrando recordes

quanto tempo um ser humano consegue viver sem agua e comida 3

Em uma incrível demonstração da resistência humana, um alpinista japonês conseguiu sobreviver por 24 dias em clima frio sem comida e água em outubro de 2006. Ele disse que acabou tropeçando em uma rocha e perdendo a consciência depois de caminhar com seus companheiros de caminhada.

Sua temperatura corporal, quando foi encontrado, girava em torno dos 21 graus Celsius, mais de 16 graus abaixo do normal. Ele praticamente não tinha pulso e seus órgãos já apresentavam mau funcionamento. Os médicos acreditam que ele pode ter entrado em uma espécie de “estado de hibernação”, preservando sua função cerebral e permitindo que ele sobrevivesse sem comida ou água por um quantidade absurda de dias.

Outro caso de resistência humana ocorreu em 1981, durante a Greve de fome irlandesa. Na ocasião, membros do grupo paramilitar IRA, que haviam sido presos na Inglaterra, entraram em greve de fome para protestar contra seu encarceramento. O ex-comandante do IRA, Bobby Sands, foi eleito para a Câmara dos Comuns do Reino Unido no mesmo período, ajudando a aumentar a promoção da sua causa.

A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher se recusou a se curvar perante a causa. Os prisioneiros bebiam pequenas quantidades de água, mas recusavam completamente qualquer comida. Consequentemente, Sands morreu de fome em um hospital prisional no 66º dia da greve. Outros nove prisioneiros morreram de fome depois da morte de Sands.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!