Todos os anos várias séries novas estreiam ao redor do mundo e boa parte delas se tornam grande sucesso desde o início, o que é motivo de comemoração para a produção, já que isso garante a realização de mais temporadas. A Netflix é uma das plataformas que mais está investindo em séries atualmente.

Por falar em Netflix, hoje estreou Onisciente, a nova série brasileira da plataforma que tem Pedro Aguilera (3%) como showrunner e produtor executivo. Assistimos a série e falaremos agora mesmo se vale a pena você assisti-la (sem spoilers), então vamos nessa.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

Sinopse

Em um futuro próximo, cada habitante de uma cidade é seguido e monitorado por um pequeno drone do sistema Onisciente e isso faz com que as taxas de criminalidade sejam reduzidas.

O Sistema Onisciente parece funcionar perfeitamente, até que uma jovem chamada Nina descobre que o seu pai foi assassinado e o crime não foi relatado pelo sistema. A moça então inicia uma jornada em busca da verdade por trás dessa suposta negligência e está disposta a enfrentar tudo e todos.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

Entenda o enredo

Onisciente nos apresenta uma tecnologia onde os drones que acompanham cada habitante da cidade proporcionam privacidade e segurança ao mesmo tempo, com isso a taxa de criminalidade é reduzida ao extremo, tanto que não existem mais tantos policiais como antes e os que ainda existem, não são treinados para realizarem investigações.

O sistema Onisciente parece ser 100% seguro e perfeito, pelo menos é o que todos acreditam, até que o pai da protagonista (Nina) é encontrado morto com um tiro nas costas e o sistema não detectou nenhum tido de crime. Nina quer a resposta pela morte do seu pai e deseja ver as imagens do drone dele, porém, uma das “regras” do sistema Onisciente é que nenhum humano possa ter contato com essas imagens, apenas o computador central.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

A prefeitura encobre a morte do pai de Nina e declara que ele morreu de causas naturais, porém a jovem não está satisfeita e ela está disposta a desafiar o sistema e o governo. Contando com a ajuda de uma funcionária da prefeitura, Nina tenta burlar o sistema para conseguir as imagens e por fim a resposta de quem matou o seu pai.

Nina participa do programa de Trainee do sistema Onisciente, onde apenas duas pessoas irão ser efetivadas, então ela tem que fazer de tudo para se manter dentro da empresa e continuar executando o seu plano.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

Vale a Pena Assistir?

Antes de mais nada, é interessante que você saiba que a série possui uma vibe estilo Black Mirror, então quem gosta da antologia da Netflix já pode contar um ponto para a nova série. Assim como Black Mirror, Onisciente nos apresenta um futuro próximo, onde a tecnologia é desenvolvida para ajudar (ou não) os seres humanos.

A série já começa com um mistério que inclusive é mostrado no trailer e para aqueles que possuem a mente fértil, já no primeiro episódio é possível criar diversas teorias sobre quem matou o pai da protagonista.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

Quando a série começa, o sistema Onisciente já tem sido implantado há um bom tempo, tanto que alguns personagens falam de suas lembranças de infância do sistema. A série nos faz refletir sobre a segurança do mundo e principalmente sobre a nossa privacidade, afinal de contas, até onde estamos dispostos a abrir mão de nossa privacidade para que fiquemos 100% seguros?

Apesar de se passar no futuro, Onisciente aborda em determinados momentos alguns problemas que acontecem nos dias atuais. Em algumas cenas, conseguimos nos sentir na pele da protagonista e muitas das vezes até vemos o que os drones estão vendo, então a série nos oferece alguns pontos de vista diferentes.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

Embora já no primeiro episódio a série construa um certo ritmo, no finalzinho do segundo episódio somos apresentados a uma cena um tanto quanto fora de contexto e que não é explicada depois, porém é possível teorizar sobre ela.

Onisciente nos vende a ideia que o sistema apresentado na série é impecável, porém por diversas vezes percebemos inúmeras falhas do mesmo e isso acaba fazendo com que a série tome alguns rumos diferentes. 

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

A série Onisciente possui uma ótima premissa e ela tem um grande potencial para algumas outras temporadas se souberem desenvolvê-la. Onisciente peca no que se diz respeito à exploração no geral, o foco maior fica praticamente sempre na protagonista, embora existam outros personagens que mereciam mais desenvolvimento.

Em alguns momentos podemos chegar até a pensar que estamos assistindo um episódio de Black Mirror ou uma adaptação em live-action de Psycho-Pass, mas Onisciente possui as suas particularidades. Estamos bastante acostumados a assistir produções brasileiras que em boa parte do tempo focam em cenas de nudez ou sexo e tenham muitos palavrões, porém Onisciente não é assim, embora tenham algumas pouquíssimas cenas que se encaixem aqui.

 

Vale a pena assistir Onisciente?

 

O final da série não é nada surpreendente e ele poderia ter sido melhor desenvolvido, aliás, desde o começo podemos imaginar qual será a conclusão se ficarmos atentos aos detalhes.

Caso você goste de produções onde a tecnologia seja uma das principais protagonistas ou de produções com investigação sobre um crime, Onisciente é uma boa opção. Por outro lado, se você espera por algo novo e surpreendente, não vale tanto a pena colocar Onisciente na lista de prioridades para assistir.

Já começou a assistir Onisciente? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!