Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Saúde

5 bebidas saudáveis que promovem benefícios importantes para o corpo

Todo mundo já sabe que o consumo de alimentos saudáveis é algo extremamente importante para quem deseja se sentir bem e ficar em forma. No entanto, o que pouca gente percebe é que as bebidas que você escolhe consumir também são extremamente importantes para a manutenção da saúde.

O problema é que, com tantas bebidas supostamente benéficas para a saúde disponíveis para escolher nos dias de hoje, como é possível saber quais são as bebidas realmente mais saudáveis? De sucos naturais à chás de ervas variadas, pode ser confuso descobrir as melhores opções para a nossa saúde, especialmente no verão, que costuma trazer consigo as temperaturas mais altas do ano.

Pensando nisso, resolvemos listar aqui o que a ciência já conseguiu descobrir sobre as bebidas mais saudáveis. Você vai ver que algumas bebidas são incrivelmente benéficas para a nossa saúde. Confira!

1. Água

Todos nós sabemos que a hidratação adequada é importante, mas você sabia que muitas pessoas que vivem em um estado de desidratação crônica podem ter toda a sua saúde afetada, até mesmo a capacidade de pensar com clareza?

Pois bem, em um estudo recente da University of East London, as crianças receberam um teste para medir o desempenho cognitivo e, em seguida, receberam copos de água antes de serem testados novamente. Surpreendentemente, quase todas as medidas, incluindo felicidade e atenção visual aumentaram consideravelmente com o consumo regular de água.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Estudos semelhantes feitos com crianças e adultos confirmaram que a hidratação adequada é essencial para o desempenho cognitivo e a saúde mental. Se você é viciado em refrigerantes e está tendo dificuldades para mudar para a água, pode experimentar a água com gás. Além disso, a água gaseificada demonstrou aliviar os sintomas da dispepsia (dor, inchaço e náuseas), bem como a constipação.

Se você preferir consumir bebidas com algum “sabor”, experimente infundir a água com uma fatia de limão ou laranja. Folhas de hortelã fresca, pepino, morangos fatiados ou gengibre fatiado também são deliciosos. Para infundir água, você pode experimentar o uso de uma garrafa de infusão ou simplesmente colocar os ingredientes em uma jarra e deixar para esfriar na geladeira para obter um sabor refrescante a qualquer momento. Vale destacar que a água é a bebida mais natural do planeta e, idealmente, devemos consumi-la em abundância todos os dias.

2. Água de coco

Você já pode ter ouvido muitos elogios com relação à água de coco e por boas razões. A água de coco possui “eletrólitos naturais”, que são os nutrientes que ajudam o corpo a processar a água promovendo a hidratação.

Desse modo, a água de coco não é apenas uma boa alternativa às bebidas esportivas, como também possui a capacidade de repor o fluido perdido em seu corpo após uma longa sessão de treinos e exercícios. A água de coco também tem alto teor de potássio, que desempenha um papel importante na manutenção de um batimento cardíaco saudável e na regulação da pressão arterial.

O sabor desta água tropical é um pouco controverso. Algumas pessoas adoram e outras não gostam muito, mas não há como debater o fato de que bebê-la pode hidratar o corpo e fornecer uma quantidade surpreendente de potássio.

Propaganda. Role para continuar lendo.

3. Chá verde

O chá verde é amplamente visto como uma das melhores bebidas para a prevenção de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer, mas você sabia que ele também melhora o fluxo das artérias, reduzindo o risco do surgimento de doenças cardiovasculares?

Nossos vasos sanguíneos estão alinhados com o endotélio, um revestimento fino e protetor de células. As células endoteliais produzem um gás chamado óxido nítrico que ajuda o nosso sangue a fluir sem problemas. À medida que essas células morrem, elas são substituídas, mas as pessoas na faixa dos 40 e 50 anos geralmente sofrem um declínio na função endotelial, que por sua vez costuma estar associado a um risco maior do surgimento de doenças cardíacas, derrames, diabetes e muito mais.

No entanto, um estudo publicado na revista acadêmica Journal of American College of Cardiology descobriu que os chineses eram menos suscetíveis que os australianos à disfunção endotelial e, de fato, muitos chineses mais velhos tinham uma função arterial equivalente aos australianos na casa dos 20 anos! Qual era o segredo deles? Os pesquisadores acreditam que era a dieta tradicional chinesa dos participantes, que por sua vez incluia o chá verde, que é rico em flavonoides.

O mais interessante é que um outro estudo descobriu que, ao adicionar limão, o chá verde apresentava níveis ainda maiores de antioxidantes. Vale destacar que os antioxidantes ajudam a prevenir os efeitos prejudiciais da oxidação nas células do corpo.

4. Suco de laranja

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, o suco de laranja acaba servindo como uma excelente fonte de antioxidantes que podem proteger o corpo contra uma variedade de doenças, incluindo catarata e até mesmo câncer de pulmão. Na prática, a vitamina C pode impedir danos oxidativos que podem causar doenças sérias e melhorar o funcionamento das células imunológicas, permitindo que o seu corpo lute contra infecções com mais eficiência.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Também vale destacar que o suco de laranja é uma ótima fonte de ácido fólico, que é muito importante para as mães e os bebês durante o período de gestação.

5. Café

O chá sempre ocupou o centro das atenções quando se trata do velho debate entre chá versus café, mas uma xícara de café também pode trazer muitos benefícios à saúde. Além de nos ajudar em termos de fornecimento de energia, a cafeína já demonstrou ter um efeito positivo em nossa capacidade de formar memórias, desde que seja consumida em quantidades adequadas.

Além disso, o café contém antioxidantes que demonstraram melhorar a saúde do coração, o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas em geral. Em alguns casos, o café também pode estar ligado a uma pressão arterial mais baixa devido aos compostos no grão de café que ativam o óxido nítrico, uma molécula no corpo que relaxa as artérias e que pode melhorar a circulação geral.

Obviamente, o café conta com uma quantidade considerável de cafeína, portanto, você pode optar pelo café descafeinado se planeja consumi-lo com frequência ao longo do dia.

E você, consome com frequência as bebidas listadas aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!

Propaganda. Role para continuar lendo.

Leia Mais

Curiosidades

As mitologias estão espalhadas por  toda parte, em todas as culturas e cada uma tem sua identidade. Atualmente, existem pessoas que acreditam em alguma...

Curiosidades

Existem diversos animais domésticos espalhados pelo mundo e a maior parte deles, como bem sabemos são cães e gatos. Mas também sabemos que cuidar...

Curiosidades

Quando falamos de locais, eles podem ser definidos com os mais variados termos, dependendo da sua situação. Conhecemos por exemplo diversos países, estados e...

Curiosidades

Existem mais de 7.000 idiomas espalhados pelo mundo, são tantos que é completamente impossível saber de todos. Aqui no Brasil geralmente aprendemos nas escolas,...

Curiosidades

Atualmente temos no mundo cerca de 7.097 idiomas sendo falados, segundo o compêndio Ethnologue que é considerado o maior inventário de línguas do planeta....

Curiosidades

Embora os pelos faciais sejam uma das características mais marcantes do sexo masculino, você já deve ter percebido que alguns homens não conseguem ter...

Curiosidades

Você já deve saber que os charutos cubanos são mundialmente famosos. Geralmente, eles são conhecidos por serem os melhores charutos do mercado. De fato,...

Curiosidades

No passado, o conhecimento humano sobre as reações químicas não era tão profundo quanto é agora. Da mesma forma, os homens das cavernas não...