Saúde

5 bebidas saudáveis que promovem benefícios importantes para o corpo

5 bebidas saudáveis que promovem benefícios importantes para o corpo

Todo mundo já sabe que o consumo de alimentos saudáveis é algo extremamente importante para quem deseja se sentir bem e ficar em forma. No entanto, o que pouca gente percebe é que as bebidas que você escolhe consumir também são extremamente importantes para a manutenção da saúde.

O problema é que, com tantas bebidas supostamente benéficas para a saúde disponíveis para escolher nos dias de hoje, como é possível saber quais são as bebidas realmente mais saudáveis? De sucos naturais à chás de ervas variadas, pode ser confuso descobrir as melhores opções para a nossa saúde, especialmente no verão, que costuma trazer consigo as temperaturas mais altas do ano.

Pensando nisso, resolvemos listar aqui o que a ciência já conseguiu descobrir sobre as bebidas mais saudáveis. Você vai ver que algumas bebidas são incrivelmente benéficas para a nossa saúde. Confira!

1. Água

Todos nós sabemos que a hidratação adequada é importante, mas você sabia que muitas pessoas que vivem em um estado de desidratação crônica podem ter toda a sua saúde afetada, até mesmo a capacidade de pensar com clareza?

Pois bem, em um estudo recente da University of East London, as crianças receberam um teste para medir o desempenho cognitivo e, em seguida, receberam copos de água antes de serem testados novamente. Surpreendentemente, quase todas as medidas, incluindo felicidade e atenção visual aumentaram consideravelmente com o consumo regular de água.

Estudos semelhantes feitos com crianças e adultos confirmaram que a hidratação adequada é essencial para o desempenho cognitivo e a saúde mental. Se você é viciado em refrigerantes e está tendo dificuldades para mudar para a água, pode experimentar a água com gás. Além disso, a água gaseificada demonstrou aliviar os sintomas da dispepsia (dor, inchaço e náuseas), bem como a constipação.

Se você preferir consumir bebidas com algum “sabor”, experimente infundir a água com uma fatia de limão ou laranja. Folhas de hortelã fresca, pepino, morangos fatiados ou gengibre fatiado também são deliciosos. Para infundir água, você pode experimentar o uso de uma garrafa de infusão ou simplesmente colocar os ingredientes em uma jarra e deixar para esfriar na geladeira para obter um sabor refrescante a qualquer momento. Vale destacar que a água é a bebida mais natural do planeta e, idealmente, devemos consumi-la em abundância todos os dias.

2. Água de coco

Você já pode ter ouvido muitos elogios com relação à água de coco e por boas razões. A água de coco possui “eletrólitos naturais”, que são os nutrientes que ajudam o corpo a processar a água promovendo a hidratação.

Desse modo, a água de coco não é apenas uma boa alternativa às bebidas esportivas, como também possui a capacidade de repor o fluido perdido em seu corpo após uma longa sessão de treinos e exercícios. A água de coco também tem alto teor de potássio, que desempenha um papel importante na manutenção de um batimento cardíaco saudável e na regulação da pressão arterial.

O sabor desta água tropical é um pouco controverso. Algumas pessoas adoram e outras não gostam muito, mas não há como debater o fato de que bebê-la pode hidratar o corpo e fornecer uma quantidade surpreendente de potássio.

3. Chá verde

O chá verde é amplamente visto como uma das melhores bebidas para a prevenção de várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer, mas você sabia que ele também melhora o fluxo das artérias, reduzindo o risco do surgimento de doenças cardiovasculares?

Nossos vasos sanguíneos estão alinhados com o endotélio, um revestimento fino e protetor de células. As células endoteliais produzem um gás chamado óxido nítrico que ajuda o nosso sangue a fluir sem problemas. À medida que essas células morrem, elas são substituídas, mas as pessoas na faixa dos 40 e 50 anos geralmente sofrem um declínio na função endotelial, que por sua vez costuma estar associado a um risco maior do surgimento de doenças cardíacas, derrames, diabetes e muito mais.

No entanto, um estudo publicado na revista acadêmica Journal of American College of Cardiology descobriu que os chineses eram menos suscetíveis que os australianos à disfunção endotelial e, de fato, muitos chineses mais velhos tinham uma função arterial equivalente aos australianos na casa dos 20 anos! Qual era o segredo deles? Os pesquisadores acreditam que era a dieta tradicional chinesa dos participantes, que por sua vez incluia o chá verde, que é rico em flavonoides.

O mais interessante é que um outro estudo descobriu que, ao adicionar limão, o chá verde apresentava níveis ainda maiores de antioxidantes. Vale destacar que os antioxidantes ajudam a prevenir os efeitos prejudiciais da oxidação nas células do corpo.

4. Suco de laranja

Por ser uma excelente fonte de vitamina C, o suco de laranja acaba servindo como uma excelente fonte de antioxidantes que podem proteger o corpo contra uma variedade de doenças, incluindo catarata e até mesmo câncer de pulmão. Na prática, a vitamina C pode impedir danos oxidativos que podem causar doenças sérias e melhorar o funcionamento das células imunológicas, permitindo que o seu corpo lute contra infecções com mais eficiência.

Também vale destacar que o suco de laranja é uma ótima fonte de ácido fólico, que é muito importante para as mães e os bebês durante o período de gestação.

5. Café

O chá sempre ocupou o centro das atenções quando se trata do velho debate entre chá versus café, mas uma xícara de café também pode trazer muitos benefícios à saúde. Além de nos ajudar em termos de fornecimento de energia, a cafeína já demonstrou ter um efeito positivo em nossa capacidade de formar memórias, desde que seja consumida em quantidades adequadas.

Além disso, o café contém antioxidantes que demonstraram melhorar a saúde do coração, o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas em geral. Em alguns casos, o café também pode estar ligado a uma pressão arterial mais baixa devido aos compostos no grão de café que ativam o óxido nítrico, uma molécula no corpo que relaxa as artérias e que pode melhorar a circulação geral.

Obviamente, o café conta com uma quantidade considerável de cafeína, portanto, você pode optar pelo café descafeinado se planeja consumi-lo com frequência ao longo do dia.

E você, consome com frequência as bebidas listadas aqui? Compartilhe o post e deixe o seu comentário logo abaixo!

Leia Também: