Desde o início do XX, os aviões fascinam o seres humanos em vários aspectos. Além de servirem como meios de transportes rápidos e eficazes, eles também invocam ótimas lembranças das férias e das fantasias de lugares distantes.

No entanto, por conta do histórico de acidentes, bombardeios e sequestros, os aviões também trazem consigo uma sensação de medo e tensão. De fato, com todas essas emoções já associadas aos aviões, fica muito mais fácil de entender por que eles se transformaram no principal destaque dos enredos de vários filmes.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos melhores filmes que se passam em aviões. Embora nem todos eles possuam enredos muito próximos da realidade, é inegável que as suas histórias podem atrair a atenção de qualquer pessoa por horas. Confira!

7. Con Air (1997)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 7

Quando um avião fretado inicia o transporte de um grupo de presos, as coisas dão terrivelmente errado. Os prisioneiros sequestram o avião e muitos combates, explosões e boas doses de ação típicas dos anos 90 ocorrem ao longo de todo o filme. O elenco de Con Air também apresenta nomes de peso, como Nicholas Cage, John Cusack, John Malkovich, Steve Buscemi, Ving Rhames e Dave Chappelle, apenas para citar alguns.

Ainda mais interessante é o fato de que a premissa do filme é baseada na realidade. O Sistema de Transporte de Prisioneiros da Justiça e Transporte de Estrangeiros (JPATS) existe na vida real e transporta prisioneiros americanos usando uma frota de três aeronaves. Por questões de segurança, os horários são mantidos em segredo do público, sem falar que os prisioneiros só descobrem que vão ser transportados em cima da hora, a fim de evitar tumultos a bordo.

6. Voo Noturno (2005)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 6

Voo Noturno marcou um grande momento na carreira do diretor Wes Craven. Basicamente, este foi o seu primeiro grande sucesso depois de anos de filmes com críticas bastante variadas como Pânico 3 e Amaldiçoados.

Voo Noturno também é notável por ser uma alteração completa do padrão apresentado pelos filmes com temática de aviação mais tradicionais. De fato, este filme não envolve sequestros, bombas ou aviões. Em vez disso, a trama segue Lisa (Rachel McAdams) enquanto ela embarca em seu voo. Eventualmente, um homem chamado Jackson (Cillian Murphy) senta ao lado dela e lhe diz que precisa da sua ajuda para colcoar em prática um plano terrorista, de modo que se ela não o ajudar, seu pai será morto.

5. O Voo (2012)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 5

O Voo é um filme levemente baseado no acidente real do voo 261 da Alaska Airlines, cuja falha mecânica fez o avião voar completamente de cabeça para baixo. Na vida real, os pilotos conseguiram manter o avião sob controle da melhor maneira possível e até conseguiram mantê-lo voando enquanto invertido por um curto período de tempo. Porém, tragicamente, o avião acabou caindo na costa de Los Angeles sem deixar sobreviventes.

No filme, Denzel Washington interpreta o piloto, mas há um elemento adicional na trama que é o fato de ele ser um usuário de álcool e cocaína, o que leva a um julgamento complicado para determinar se o acidente foi fruto de uma falha mecânica ou um erro do piloto. O filme ganhou uma indicação ao Oscar pela atuação de Denzel Washington como o protagonista.

4. Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 4

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! é um filme de comédia que serve como uma paródia de um filme de 1957 chamado Entre a Vida e a Morte. Na trama, as coisas dão errado durante o servimento das refeições do voo, quando é descoberto que um dos pratos causou a morte do piloto. Assim, uma comissária de bordo e um veterano de guerra (que ironicamente tem medo de voar) são forçados a tentar pousar o avião.

O filme é completamente histérico e tornou-se muito mais popular e mais reconhecível do que os próprios filmes que foram parodiados por ele. Seja por conta do diálogo hilário ou por causa das “piadas de tiozão”, o filme resulta em um pastelão da melhor qualidade.

3. Força Aérea Um (1997)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 3

Quando o avião do presidente dos Estados Unidos é sequestrado por terroristas, surge a necessidade da execução de um plano rápido e eficaz. Neste filme, Harrison Ford interpreta o presidente (e veterano de guerra) James Marshall, que usa as habilidades obtidas com o seu treinamento militar passado para ensinar aos sequestradores que eles mexeram com o político errado.

Força Aérea Um é extravagante e exagerado em alguns momentos, mas mesmo assim ele consegue se manter como um entretenimento de ação muito bom. O filme também contou com um elenco especializado ao incluir estrelas como Harrison Ford, Glenn Close, Gary Oldman e William Macy para fazer o que de outro modo poderia ter sido um filme risível. De fato, o sucesso foi tão grande que o filme passou a ser uma das produções de maior bilheteria nos anos 90, faturando mais de US $ 315 milhões.

2. Plano de Voo (2005)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 2

Durante um voo de longo curso, uma mãe (Jodie Foster) descobre que sua filha está desaparecida. O filme se passa em uma aeronave fictícia chamada “Elgin 474”, um avião que a personagem de Foster ajudou a projetar. Basicamente, ele é um jato maciço de dois andares que, ironicamente, parece quase idêntico a um avião real que entraria em serviço apenas alguns anos depois, o Airbus A380. No filme, Foster tenta encontrar sua filha e descobrir por que ela foi sequestrada.

Plano de Voo é um filme que merece ser visto por conta dos momentos de grande tensão e suspense que ele apresenta, assim como a presença de Jodie Foster, que apresenta um ótimo desempenho no papel da protagonista.

1. Sully: O Herói do Rio Hudson (2016)

filmes imperdiveis que se passam em avioes 1

Sully: O Herói do Rio Hudson é o verdadeiro relato de “milagre aéreo”, pois o piloto Chesley “Sully” Sullenberger conseguiu pousar um A320 da US Airways no rio Hudson depois que um pássaro destruiu um dos dois motores da aeronave. O filme narra o acidente, bem como o longo julgamento que se seguiu, enquanto a companhia aérea tentava desesperadamente colocar a culpa em Sully.

O evento ficou conhecido nos noticiários como o “milagre no rio Hudson”, rendendo uma das histórias mais incríveis sobre aviões, até porque todas as 155 pessoas a bordo sobreviveram. No filme, Tom Hanks, que interpretou o piloto Sully, recebeu vários prêmios pela sua grande atuação.

E você, gosta de filmes que envolvem aviões? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!