Os filmes de monstros costumam apresentar verdadeiros banhos de sangue bestiais, com bichos criados especialmente para assustar e prender a atenção dos espectadores. No entanto, se analisarmos bem, veremos que nem todas essas criaturas ficam no lado malvado da história.

De fato, muitos filmes até provam que a humanidade pode ser uma força muito mais destrutiva do que os próprios monstros. Filmes como King Kong carregam a mensagem de que os humanos trazem destruição para si mesmos com seus atos egoístas e malignos. No entanto, alguns monstros nunca chegam a adotar uma natureza destrutiva e muitas vezes vão de encontro às expectativas criadas em torno das suas aparências.

Pensando nisso, listamos aqui alguns filmes de monstros que provam que essas criaturas podem ser muito legais, apesar de serem criaturas fictícias que parecem ter sido projetadas para aterrorizar. Confira!

7. Raça das Trevas (1990)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 7

Esse filme cult de Clive Barker segue um homem acusado de assassinato que se vê encantado por uma estranha comunidade de monstros que vivem em um cemitério fora da vista da humanidade. O filme inicialmente exibe o grupo como uma turma aterrorizante de criaturas que devem ser evitadas a todo custo, mas à medida que o filme se desenrola, a comunidade se revela muito menos sinistra e bem mais amigável do que se pensava inicialmente.

Todas os trechos que retratam questões como moralidade são muito bem conduzidos ao longo da trama, de modo que o filme pinta muitos de seus personagens humanos como os verdadeiros monstros, tornando-os protagonistas de toda a ação.

6. Deu a Louca nos Monstros (1987)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 6

Neste filme, uma turma de adolescentes precisa defender sua cidade de um grupo de monstros que inclui nomes como Drácula, Frankenstein, Lobisomem, Múmia e uma criatura aquática que parece ter vindo de uma lagoa de cor escura.

No meio do filme, Frankenstein é enviado para matar os adolescentes, mas ao conhecer uma garotinha amigável, ele acaba se divertindo com ela. De fato, Frank faz amizade com o esquadrão de possíveis caçadores de monstros e até os ajuda a parar o Drácula mais tarde, provando que tudo o que era necessário para que esse monstro fosse legal era uma outra pessoa capaz de mostrar a ele alguma gentileza.

5. Onde Vivem os Monstros (2009)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 5

A adaptação de Spike Jonze do clássico livro infantil é uma exploração interessante da imaginação infantil. No filme, um jovem garoto acaba indo para uma terra de monstros, onde diz que possui superpoderes, o que o faz ser nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para manter as criaturas em constante diversão.

Ao longo da trama, o grupo se diverte bastante, mas o filme também conta com momentos mais vulneráveis que levam o garoto e o espectador a ficarem mais emocionados. O filme também atinge um pico sombrio em determinado ponto, mas a história dos monstros é positiva e repleta de amor e amizade.

4. Gremlins (1984)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 4

Este é um dos filmes mais antigos que provam a inocência de seus monstros ao colocá-los em uma disputa contra criaturas ainda mais sinistras. Gremlins gira em torno da história de um grupo indisciplinado de monstrinhos assassinos, embora o personagem Gizmo seja bem mais inofensivo.

De fato, o Gizmo é um monstrinho tão doce que não quer nada além de ser amigo de alguém. Ele permanece do lado bom mesmo quando poderia facilmente se juntar ao exército de monstros gremlins. Na sequência, ele até luta com eles quando sente que as coisas foram longe demais.

3. Hellboy (2004)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 3

O enredo da famosa série de quadrinhos que virou franquia de filmes está totalmente centrado na ideia de um demônio convocado pelo mal que ironicamente decide fazer o bem. Essa criatura demoníaca acaba usando seus poderes e uma pistola particularmente grande para caçar outros monstros que não são muito interessados no bem-estar da raça humana.

Ao longo da trama, fica mais que provado que Hellboy pode ser sarcástico, grosseiro e violento, mas seu coração está do lado do bem, até porque quando você é uma coisa literalmente criada para a destruição em massa, isso significa muito. Além disso, Hellboy faz parte de uma equipe excêntrica composta por outros membros sobrenaturais que juntos provam que a aparência não significa nada quando se trata de ser heroico.

2. A Forma da Água (2017)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 2

A Forma da Água pode ser considerado o exemplo perfeito dos momentos em que os humanos podem se revelar muito mais monstruosos do que as criaturas que eles temem. O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2017 segue uma mulher surda que encontra uma conexão íntima com uma criatura marinha que é mantida em cativeiro pelo governo.

A criatura é maltratada ao longo do filme e, embora seja capaz de causar grande violência, ela mostra compaixão quando recebe o amor devido. De fato, o monstro mostra apenas amor e bondade para com a mulher e outras pessoas que tentam ajudá-lo a encontrar o caminho de volta à água.

1. Monstros S.A. (2001)

filmes que provam que os monstros podem ser legais 1

Obviamente, o melhor filme sobre a bondade das criaturas sobrenaturais tinha que ter a palavra “monstros” bem no nome, não é mesmo? Em Monstros S.A., a vida pessoal dos monstros é mostrada como caótica e cheia de personagens de coração doce, que praticamente só aparentam ser monstruosos do lado de fora.

Os dois monstros principais se esforçam para ajudar uma garotinha que se perde em seu mundo cheio de criaturas, e ao fazer isso, eles fazem a escolha de ser legal, mesmo quando essa não é a opção mais fácil. Usar monstros para contar essa história em particular foi uma maneira engenhosa de transmitir o antigo tema de não julgar um livro pela capa.

E você, curte filmes que apresentam essa temática de monstros do bem? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!